Projeto Pró-Capibaribe chega à Ilha de Deus neste sábado

Créditos: Divulgação

Com o objetivo de preservar a vida do mangue e das espécies que vivem no rio, o movimento Pró-Capibaribe vai reunir voluntários na tarde deste sábado (9). O quarto mutirão da limpeza vai sair às 13h da Rua da Aurora, em Santo Amaro, com destino a Ilha de Deus, no Pina, zona Sul do Recife. 

O vereador Rodrigo Coutinho, um dos organizadores e voluntários da ação, conta que a expectativa é que a partir da navegação pelo Capibaribe seja possível recolher os lixos que se concentram na superfície, ajudando os catadores de marisco da região. 

“Os moradores daquela região estão sofrendo as consequências das manchas de óleo no nosso litoral, mesmo não tendo a produção de mariscos atingida pelo desastre que ocorreu nos últimos dias. Tem muita gente sem ter o que comer e nossa intenção é chamar atenção da população para a economia da Ilha e preservação do rio, fonte de renda deles ”, explica. 

Para participar não é necessário efetuar inscrição prévia. Basta chegar no dia, horário e local marcados usando roupas leves e galocha ou sapato que suporte a umidade do rio.

As luvas, sacos para descarte dos lixos e água para consumo serão entregues gratuitamente no momento da ação. A expectativa é que ao menos uma tonelada de lixo seja retirada manualmente pelos participantes.

Nesta quarta edição, um barco da ECOFROTA de limpeza urbana vai ficar responsável por direcionar os resíduos para reciclagem. O movimento do Pró-Capibaribe acontece desde abril deste ano e já retirou ao todo 2,5 mil resíduos do manguezal. Todo o material retirado do rio é encaminhado para uma cooperativa de catadores de material reciclável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *