Primeira Casa Legislativa do Brasil vai ser requalificada pela Prefeitura de Olinda

A obra, que começa nesta quinta (7), tem previsão de conclusão para o fim de janeiro de 2020

A estrutura remanescente da Ruína do Senado, na Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo, em Olinda, receberá um trabalho de recuperação, limpeza e conservação. A assinatura de uma Ordem de Serviço acontece nesta quinta-feira (7), 9h, no próprio local das ruínas. Na formalidade será comemorada antecipadamente a Data do Grito da República, celebrada no dia 10 de novembro, feriado municipal. As obras estão previstas para serem concluídas no fim de janeiro de 2020, e tem início imediato.

A intervenção proposta compreende a limpeza e consolidação da estrutura remanescente, constando de escoramento emergencial; estabilização dos espaços entre as pedras existentes e preenchimento de fendas e revestimento das fachadas. Integra ainda o serviço a realização de Ficha de Identificação de Danos, produção e fixação de material explicativo junto ao canteiro de obras e a apresentação de relatórios fotográficos e descritivos.

“Trata-se de monumento constituído de alvenaria em pedra e tijolo prensado com argamassa. Encontra-se em acelerado processo de degradação e depredação, com deslocamento de peças, fissura e sujidades. É um espaço histórico no nosso município, onde foi realizado o primeiro Grito de Independência das Américas, 70 anos antes da Revolução Francesa e 60 antes da dos Estados Unidos”, explicou a secretária executiva de Patrimônio, Ana Cláudia Fonseca.

O valor total da obra é estimado em 30 mil reais. O financiamento ocorre através do Fundo de Preservação.

História

Nesse lugar funcionava o Senado de Olinda, algo que hoje corresponderia à Câmara de Vereadores da cidade. Depois que foi fechado e o Poder Legislativo olindense foi transferido pra outro bairro, onde hoje é o prédio da Prefeitura Municipal, ruiu e acabou desmoronando. Lá, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República entre nós.

Serviço

Recuperação da Ruína do Senado

Data: quinta, 7 de novembro, a partir das 9h

Local: Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo

Ação: assinatura de ordem de serviço e início das obras


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *