Orgânico 22, uma casa especializada nos pratos orgânicos e veganos no Recife

Croissant e burguer de Grão de Bico são alguns destaques do cardápio.

Uma cafeteria especial, com um cardápio natural e orgânico – várias opções veganas – e uma proposta inclusiva. Bem-vindos aos Orgânico 22, no bairro das Graças. A proposta da casa, fundada por Elizabete Cardeal há quatro anos, nasceu nos jardins da Praça de Casa Forte, quando ela começou a vender sanduíches e outros produtos para os frequentadores da feira orgânica. O espaço, que tem um jardim que combina com a pegada agroecológica do local, lançou várias novidades neste ano.

Elizabete é tradutora. Num momento de mudança de carreira, ela passou a estudar para concursos. Mas não era algo que a fazia feliz. Ela decidiu então em apostar no que gostava de fazer: cozinhar! Os primeiros passos foram vendendo sopas na feira de Casa Forte. Depois sanduíches, bolinhos e sucos. O famoso Burguer de Grão de Bico, que é um dos carros-chefes da Orgânico 22, já fazia sucesso na clientela nesta época. Ela chegou a comercializar 180 sanduíches por semana.

A oportunidade de abrir um espaço dedicado à arte da comida natural e orgânica na Zona Norte veio em 2015. Elizabete montou a casa com uma série de detalhes que criam a identidade do negócio. “A proposta dos orgânicos agrega pessoas. Não quero um espaço que cresça muito, sempre pequeno e aconchegante. Gosto desse lugar mais intimista, com um toque de coisas mais rústicas. Todo mundo na Orgânico é muito integrado. Tem gente que construiu amizades aqui. Acho isso ótimo!”, conta. O espaço tem 12 mesas e um atendimento bem personalizado, que é típico das cafeterias especiais.

“A Orgânico é uma cozinha natural, vegetariana, orgânica, vegana, e com opções sem glúten. É inclusiva. Se alguém me disser: Bete, não posso comer isso. Eu invento um prato para você na hora. Não é personalizado, mas inclusivo. Há um apego com as pessoas!”, reforça a proprietária.

Os cafés do Orgânico 22 são da Kaffe. Os grãos são brasileiros, mas a torrefação é pernambucana. No espaço, além do café expresso, são serviços três métodos de filtrados: o koar, o clever e a prensa francesa. A casa oferece ainda uma diversidade de sucos naturais  – que é uma bebida que está no DNA orgânico do local – e algumas opções de chás e drinks (que é outra novidade).

Todo o cardápio da casa foi preparado por ela, após anos de viagens e muitas pesquisas. Um dos sucessos da casa hoje são o Happy Dog (pão francês, salsicha vegetal,  molho rústico de tomate, molho de pimenta, molho de cogumelos e coentro) e o Tostex Americano (pão levain, queijo, pesto, ovo e tomate). O Burguer de Grão de Bico segue ainda sendo uma pedida forte da casa.

Há opções de croissants e esfirras veganas. E também uma variedade de bolos e doces com sabor bastante convidativos!

Banoffee

.
Há novidades em horários e no cardápio. Nos domingos, a casa está abrindo para almoço e uma nova opção para os clientes é a feijoada vegana (que leva cogumelos, tofu defumado e tempê). O prato foi servida pela primeira vez no último domingo (06/10) e já nasceu com sucesso. Além da feijoada, os clientes tem como opção de almoço aos domingos os risotos, pastas e massas.

Outra novidade do Orgânico 22 são as noites temáticas. Nas quintas-feiras há uma proposta especial no cardápio. As últimas foram a Noite Indiana e a Noite Vietnamita, com pratos saudáveis típicos desses países.

SERVIÇO
Orgânico 22
Endereço: R. Doze de Outubro, 15 – Graças, Recife – PE
Horário: De quarta a sábado das 16:30h às 21h. Aos domingos temos café da manhã das 08h às 12h e almoço das 12h às 15h.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *