Hospitalmed – A segunda maior feira do setor médico-hospitalar do Brasil superou expectativas

O encerramento da melhor e mais completa feira do setor médico-hospitalar do Norte e Nordeste, a Hospitalmed, superou as expectativas. Em sua 7ª edição, o evento reuniu mais de 400 marcas expositoras, 60 eventos simultâneos de aperfeiçoamento profissional, entre congressos e workshops, além de diversas inovações em produtos e soluções tecnológicas.

Durante os três dias, o evento registrou balanço de mais 600 milhões de reais em negócios e mais de 19 mil visitantes. De acordo com Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed, “Superamos todas as expectativas deste ano. Tivemos grandes expositores, parceiros e uma vasta programação de conteúdo. Além de visitantes super engajados durante todos os dias da feira”, afirma.

O 2º Fórum Norte Nordeste de Líderes da Saúde, evento realizado em parceria com o Instituto Coalizão Saúde – ICOS foi um dos destaques da programação de 2019. O maior encontro de líderes da região reuniu diversos nomes do setor que debateram o tema “Saúde 2030: Liderança, tecnologia e tendências para a próxima década”. Dr. Cláudio Lottenberg, presidente do Instituto Coalizão Saúde e também Presidente do Conselho Administrativo do Hospital Israelita Albert Einstein foi o responsável pela abertura do encontro. Fabrício Campolina, diretor da Johnson&Johnson, Helton Freitas, diretor presidente da seguros Unimed, Alberto Cherpak, diretor Executivo do Hospital Santa Joana Recife, Lídia Abdalla, presidente executiva do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Marco Aurélio, diretor executivo da ANAHP e Denise Eloi, CEO do ICOS também participaram do evento.

O espaço Hospitalmed Mobility ofereceu palestras e serviços gratuitos para pessoas com deficiência (PCD). Desenvolvido feira em parceria com a Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (ABRIDEF) e patrocinado pelo Grupo Parvi, o projeto teve como objetivo auxiliar e informar pessoas com deficiência sobre os direitos na aquisição de veículos com isenção de taxas, tirando dúvidas sobre a documentação e processos administrativos necessários. A carteira de habilitação (CNH) para PCD e adaptação de automóveis também foram assuntos abordados no local.

De acordo com o gerente executivo da ABRIDEF, Eurípedes Fernandes, “O tema é atual, desperta interesse e há muitas dúvidas a respeito de como a pessoa com deficiência (PCD) pode adquirir o carro com isenção de impostos já que processo tem várias etapas”, conclui. O Detran-PE também foi parceiro do projeto.

Com a tendência cada vez maior do uso da tecnologia e inovação na solução de problemas na área da saúde, a 4ª edição da Startup Health trouxe 25 expositores engajados na apresentação de soluções inovadoras que impactam diretamente na qualidade de vida da população, com soluções para reduzir custos e melhorar a eficácia dos tratamentos de saúde. Este ano, a FOZ – Centro de Inovação em Saúde e Educação, centro de inovação criado pelo IMIP e pela Faculdade Pernambucana de Saúde foi responsável pelo evento juntamente com a HospitalMed. “Através desse evento, conseguimos proporcionar o encontro entre estudantes, empreendedores e empresários, todos reunidos em prol do avanço da saúde e da tecnologia no país”, comentou Maristone Gomes, CEO da Salvus e organizador do evento.

Os estudantes da Escola Técnica Estadual Porto Digital (ETE), apresentaram aos visitantes o projeto de acompanhamento nutricional online, que é realizado através de site criado pelos próprios estudantes, facilitando a comunicação entre o médico e o paciente. “O site armazena o prontuário do paciente e auxilia na comunicação entre o nutricionista e o seu paciente, onde podem realizar a consulta online, evitando que o mesmo abandone a dieta por falta de tempo”, comentou a estudante Dayanne Kettlyn.

A Robótica Health trouxe entre seus expositores a Conceptmed, com o “Padbot”, robô de telepresença que atua na telemedicina com diversas aplicações na saúde. O equipamento é capaz de conectar equipes, especialistas e pacientes, além de ser utilizado para cuidado de idosos. Ele pode ser utilizado em regiões mais distantes do planeta, desde hospitais de baixa complexidade até apoio e ajuda em campanhas humanitárias ao redor do mundo. O robô ARM, desenvolvido pela empresa brasileira Vivax, foi outro destaque da programação. Ele foi desenvolvido com o objetivo de oferecer alternativa mais eficiente na reabilitação de pacientes que perderam movimentos e/ou funções neurológicas dos membros superiores devido a um acidente vascular cerebral (AVC) ou disfunção ortopédica. O ARM funciona com um braço robótico onde o paciente pode se exercitar jogando. Com a experiência lúdica dos jogos, as pessoas ficam mais motivadas e incentivadas a fazer o maior número de movimentos, diminuindo drasticamente o tempo de tratamento.

A luva antimicrobiana Medix Brasil AMG (Antimicrobial Gloves), foi um dos produtos destaques da feira no quesito inovação. O produto é primeira luva com atividade antimicrobiana no mundo, capaz de eliminar, em poucos minutos, até 99,999% das bactérias selecionadas, causadoras das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Ao contrário das luvas médicas convencionais, que servem apenas como uma barreira passiva entre os micróbios e as mãos, o produto pode desempenhar um papel ativo na redução da disseminação de infecções por meio do seu mecanismo de eliminação. A luva é projetada para matar rapidamente microorganismos em sua face externa após o contato. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), conhecer a magnitude do problema e adotar programas de prevenção e controle, pode reduzir até 70% das ocorrências de algumas das IRAS.

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO montou, pela primeira vez, um pavilhão na HospitalMed. Com seis empresas, o espaço apresentou soluções eficazes desenvolvidas pela indústria de saúde nacional. Para a gerente de marketing da Instituição, Rejane Dias, “a realização da feira em Recife-PE é um dos fatores que despertou o interesse da indústria, visto que a capital de Pernambuco oferece muitas oportunidades de negócios na área da saúde. Além disso, os empresários destacaram a localização estratégica do Pavilhão ABIMO e o crescimento da feira dentro do mercado nacional”, explica.

A próxima edição da Hospitalmed já tem data marcada. Irá acontecer entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Fotos: Lumos Fotografia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *