Espaço Pasárgada no Recife dedica mês de outubro à memória de Manuel Bandeira

Programação foi pensada para lembrar o aniversário de falecimento do poeta, com lançamento de livros, sarau, visita a escolas e participação em feira literária

Divulgação
Espaço Pasárgada lembra aniversário de morte de Manuel Bandeira em outubro

Espaço Pasárgada lembra aniversário de morte de Manuel Bandeira em outubro

O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, localizado no centro do Recife, preparou uma programação para dedicar todo o mês de outubro em memória de Manuel Bandeira. A programação foi pensada para lembrar o aniversário de 51 anos de falecimento do escritor, que inspira o espaço dedicado à poesia. A efeméride diz respeito ao dia 13, mas a agenda já começou, semana passada, com o lançamento do livro “Minha Lira Canta Grandezas e Mistérios do Criador”, com poesias reunidas de José Augusto de Lima Siebra e organização de Stella Maria Siebra Brito. Entre os dias 7 e 11 ocorrerá visitação a escolas para falar sobre o tema. Até o final deste mês, haverá rodas de cantorias, roda de conversa, sarau, mais lançamentos e participação do Pasárgada no Festival Literário de Catende.

“Valorizar a memória da nossa cultura e, em particular, da obra de um poeta como Manuel Bandeira é de fundamental importância. As atividades que serão desenvolvidas na casa terão como tema central os encontros, a poesia e o tempo. Uma reflexão sobre o momento em que vivemos e o que viveremos. Bandeira e sua poesia atemporal, crítica e profunda provocam esta dança que movimentará a casa do poeta durante todo o mês de outubro”, disse Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

No dia 10, a partir das 18h30, haverá roda de conversa com o tema Bandeira, a Cantiga e o Tempo, com Abel Menezes e Valdir Oliveira. Logo depois, às 20h, roda de cantoria Bandeira, a Cantiga e o Tempo, com Neudo Oliveira, Lucas Oliveira e Danielle Bonfim. No dia 11, também às 18h30, é a vez do Saraus em Pasárgada, que nesta semana trará Violetas da Aurora em “Mesa de GlosaR”. Participarão Silvinha Goes, Fabiana Pirro, Ana Nogueira e Mayra Waquim.

Na próxima semana, as atividades iniciam no dia 16, às 19h30, com o lançamento da 2ª. Edição da “Revista Hexágono”, com Sidney Rocha e Alexandre Melo. No dia seguinte, às 19h, a roda de conversa com o tema Pernambuco em Profundanças trará nomes de todo o estado: Ezter Liu (Carpina), Odailta Alves (Recife), Isabelly Moreira (São José do Egito), Marian Ruana Rocha Xavier (Tabira), Mariana Souto (Olinda), Nathália Tenório (Recife). A escritora e poeta baiana Daniela Galdino também marca presença.

No dia 24, mais um lançamento. A escritora pernambucana Rosinha apresenta “Mar de Cecília e Minha Pasárgada”, um convite à leitura das obras de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

No dia 30, as atividades ganham novamente a rua, com a participação do Espaço Pasárgada no Festival Literário de Catende. Haverá exposição de parte do acervo do equipamento cultural, com obras de Manuel Bandeira e fotos inspiradas em seu trabalho, além de palestra com Marília Mendes com o tema “Bandeira e o Tempo”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *