Animage no Recife chega à sua 10ª edição com programação diversa. Confira os destaques

Animage chega à sua 10ª edição com programação diversa. Confira os destaques

A 10ª edição propõe diálogo com realizadores locais e internacionais, com uma programação repleta de novos filmes e clássicos. Foto: Victor Jucá/Divulgação
A 10ª edição propõe diálogo com realizadores locais e internacionais, com uma programação repleta de novos filmes e clássicos.
Foto: Victor Jucá/Divulgação

 Os festivais são espaços riquíssimos para a construção de diálogos entre diferentes produções, públicos, autores e crítica. Esse é exatamente um dos motes do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, que chega à sua 10ª edição propondo diálogo com realizadores locais e internacionais, com uma programação repleta de novos filmes e clássicos.

Em 2019, as sessões serão realizadas pela Caixa Cultural Recife (programação gratuita), Cine São Luiz e Cinema da Fundação – Derby, nessa sexta-feira (11) até domingo (20). Além dos filmes do circuito competitivo, a programação conta com mostras segmentadas e oficinas de animação. 

Evidenciando esse potencial de intercâmbio entre produções, neste ano estará presente no Animage o premiado diretor e cenógrafo francês Bruno Collet, que tem quase 30 anos de carreira.

Ele apresentará seu curta Mémorable na Mostra Competitiva e também a mostra especial com seus filmes. Outra convidada internacional é a alemã Kiana Naghshineh, diretora formada na conceituada Escola Filmakademie Baden – Württemberg, que coordena uma oficina e também apresenta uma mostra com seus curtas. Ambos realizadores terão momento de bate-papo com o público após as sessões. 

Para Antonio Gutierrez, o idealizador do Animage, a forma como o evento localiza o Recife no circuito mundial é sinal da consolidação do evento. ”A gente chega a esses dez anos com um festival bastante consolidado, com reconhecimento nacional e internacional, tanto por realizadores como pessoas do meio.

O número de inscrições e os convidados, que vieram de todo o mundo, comprovam que o Animage já faz parte do circuito dos grandes festivais de animação. Isso é muito importante, principalmente, se pensarmos em um festival fora do eixo Rio e São Paulo.” 

Bruno Collet apresentará seu curta Mémorable, que concorre na msotra competitiva. Foto: Divulgação
Bruno Collet apresentará seu curta Mémorable, que concorre na msotra competitiva.
Foto: Divulgação

 O fio condutor do evento, a Mostra Competitiva, recebeu mais de 800 inscrições, das quais foram selecionados 78 curtas-metragens de 30 países, com técnicas de animação variadas.

Participaram da seleção Ayodê França, Chia Beloto e Ianah Maia. A Mostra Competitiva do Animage, dividida entre sessões adultas e infantis, reúne produções recentes e premia os melhores filmes nas categorias Melhor Curta-Metragem – Grande Prêmio Animage, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio do Público, com os prêmios de melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. A curadoria do festival foi baseada na mistura entre produções mais experimentais e as consagradas, pensando sempre em um circuito que não faz parte do contemplado pelo mercado tradicional.

“É importante pensar que a maioria dos filmes oferecidos na programação nunca chegaria ao Recife se não fosse por meio do festival. É um processo de curadoria que procura o que há de mais interessante nos níveis nacional e internacional. A gente busca contemplar todos os públicos, de diversas faixas etárias, sempre com o foco nas produções mais autorais e independentes”, comenta Júlio Cavani, curador do festival. 

SERVIÇO

Animage – 10º Festival Internacional de Animação de Pernambuco 

Quando: Hoje até domingo (20) 

Onde: Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundação – Derby 

Quanto: Programação gratuita. Sessões no Cine São Luiz e Cinema da Fundação Derby preço único de R$ 5,00. 

Destaques

LES HIRONDELLES DE KABOUL de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec (França, Luxemburgo, Suíça, 2019) 

Quando: Terça-feira (15), às 20h30 

Onde: Cinema São Luiz 

MEU AMIGO TOTORO Escrito e dirigido por Hayao Miyazaki (Japão, 1988)

Quando: Sábado (19), às 20h 

Onde: Cinema São Luiz 

MY ENTIRE HIGH SCHOOL SINKING INTO THE SEA de Dash Shaw (EUA, 2016) 

Quando: Quinta-feira (17), às 20h30

Onde: Caixa Cultural 

PSICONAUTAS, LOS NIÑOS OLVIDADOS de Alberto Vázquez & Pedro Rivero (Espanha, 2015) 

Quando: Quarta-feira (16), às 20h30 

Onde: Cinema São Luiz 

TUX AND FANNY de Albert Birney (EUA, 2019)

Quando: Sexta-feira (18), às 19h 

Onde: Cinema São Luiz 

MOSTRA BIA DESENHA 

Quando: Sexta-feira (11), às 16h e Domingo (20), às 16h 

Onde: Caixa Cultural 

MOSTRA BRUNO COLLET 

Quando: Quarta-feira (16), às 18h30 e Quinta-feira (17), às 17h30 

Onde: Caixa Cultural 

MOSTRA KIANA NAGHSHINEH 

Quando: Domingo (20), às 16h40 

Onde: Caixa Cultural 

MOSTRA CHILEMONOS 

Quando: Quarta-feira (16), às 17h30 e Sábado (19), às 19h20 

Onde: Caixa Cultural e Cinema da Fundação do Derby

Por: André Santa Rosa – Diario de Pernambuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *