Ponte Nova: 15 anos com fôlego para mais 15

Para comemorar, Joca Pontes irá cozinhar com Saburó e Biba

Por: Vanessa Lins*

Restaurante é um dos melhores de Pernambuco

Um jantar a seis mãos marcará os 15 anos de vida do restaurante Ponte Nova, no próximo dia 26. Junto ao chef cicerone, Joca Pontes, cozinharão André Saburó (Quina do Futuro) e Biba Fernandes (Chiwake e Chicama), um menu de sete etapas para 75 clientes admiradores do ótimo trabalho de Joca e seus sócios Loy Longman, Edgar Rocha e Leonardo Pontual. O Ponte Nova oferece uma das cozinhas mais elegantes do Recife.

O estilo de Joca, talhado pelos estudos em Paris, deu um match perfeito com os ingredientes da sua terra natal. É possível sentir França e Pernambuco em um mesmo prato, sem que haja qualquer incoerência estilística. Joca é um dos nossos melhores cozinheiros profissionais e o Ponte, um das mais belos projetos gastronômicos do Recife.

Lembro que ainda no comecinho, quando ocupava o piso térreo da Academia R2, em Boa Viagem, o Ponte Nova tinha muitas referências europeias. Natural, claro, já que Joca acabava de voltar da França completamente seduzido pelos seculares conceitos culinários do berço mundial da gastronomia.

Aos poucos, porém, se tornou um explorador, descobrindo no tempo certo a melhor forma de reunir em um só prato o seu conhecimento técnico e os produtos brasileiros.

Em tempo. O Ponte foi um dos primeiros restaurantes locais a desenhar um menu enxuto – algo bastante em voga nos dias de hoje -, oferecendo à clientela a possibilidade de, meses em meses, conhecer novos sabores com a troca dos pratos de forma mais orgânica. Que venham mais 15, mais 30 anos desse trabalho lindo que é o Ponte Nova.

COMPORTAMENTO
Pesquisa recente do Organis-Brain, nas cinco regiões do País, apontou que um em cada cinco brasileiros consome orgânicos e faz escolhas mais conscientes de produtos mais seguros, com rastreabilidade certificada.

PÓS
A faculdade IDE lançou pós-graduação presencial e inédita em Gastronomia Aplicada à Nutrição Funcional. As inscrições estão abertas e o curso terá duração de 21 meses.

FILIAL
A casa de produtos naturais, Empório Doce Vida, que fica no bairro de São José, abriu filial no Plaza Shopping, na Zona Norte recifense. A casa tem portfólio de dois mil itens de alimentos naturais a granel e embalados.

BARISTA
Jonathas Souza pilota curso de barista no Cordel Cafés, que fica no Parnamirim, dias 28 e 29 de setembro. O valor do curso é R$ 450.

FEIRA DO POÇO
O projeto Feira Livre do Poço Itinerante está no Plaza Shopping até o próximo dia 30. O projeto reúne 30 expositores de gastronomia, moda, acessórios e artigos de decoração. Cecília Montenegro é a organizadora do projeto.

FEIRINHA
Vai rolar no Shopping Recife, de 27 a 29 de setembro, no Parque das Esculturas do mall, a Feirinha Gastrô, sob curadoria do chef César Santos. Serão 27 estandes pilotados por Carmen Virgínia (Altar Cozinha Ancestral), Cláudia Luna (Seu Luna) e Anna Corina, entre outros nomes.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço

Folha PE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *