Confira as novidades que a Apple preparou para o iOS 13

Crédito: Divulgação/Apple.com

Após o anuncio da chegada dos novos modelos de iPhones, a Apple liberou a versão definitiva do iOS 13. A atualização passou por inúmeros testes antes de finalmente ser liberada para os usuários nesta quinta-feira (20). Entre os aparelhos compatíveis com a nova versão estão os lançados entre 2015, como o iPhone 6s e 6s Plus, e 2019, como os novos iPhone 11. Essa versão traz, além de aprimoramentos, recursos exclusivos para os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max.

Confira as novidades oferecidas:

Tema escuro é a grande novidade do iOS 13 / Captura de tela: Bruno Salutes 

Tema escuro e Papel de Parede – A grande novidade do iOS 13 é o recurso do tema escuro para todo o sistema. Aplicativos de terceiros terão que ser atualizados para se tornarem compatíveis com essa função. Você pode alternar entre o tema escuro e o claro através da central de ações. Além da interface escura, o iOS 13 vem com novos papéis de parede dinâmicos.

Papéis de parede dinâmicos mudam de acordo com o tema / Captura de tela: Bruno Salutes

Objetivos de leitura  – No leitor de livros nativo do iOS, o Apple Books, você poderá estipular e programar objetivos de tempo de leitura, sendo notificado assim que alcançá-los.

Alterar opções de Wi-Fi e Bluetooth  – Será possível alterar as redes Wi-Fi a partir de um atalho da Central de Controle. Lá, o usuário poderá visualizar a lista de redes disponíveis para conexão. Assim como na opção de Wi-Fi, o usuário poderá visualizar a lista de dispositivos Bluetooth disponíveis.

Wi-Fi e Bluetooth ganham atalhos para alternância de redes e conexões na central de controle / Captura de tela: Bruno Salutes 

Bloquear e-mails – Assim como é feito com números de telefone e contatos, usuários do aplicativo Mail poderão bloquear pessoas para que não recebam seus e-mails. Além disso, também é possível silenciar as notificações das próximas mensagens que irão chegar. Assim, não será enviada uma notificação por cada e-mail recebido em uma sequência.

Configurações de Localização – Em Ajustes, o iOS 13 conta com uma nova opção, que faz com que um aplicativo peça autorização a cada vez que precisar verificar a localização do usuário.Gerenciamento de pasta do Notas – Novas ferramentas do aplicativo Notas vão facilitar o gerenciamento de pastas, como a opção de adicionar pessoas, mover para uma determinada pasta, renomear e visualizar anexos.

Suporte para controle do PS4 e Xbox – A Apple anunciou que a Apple TV terá suporte para os controles do PlayStation 4 e Xbox One S e o mesmo vai acontecer com iPhones e iPads.

Modo de poucos dados – Quando a franquia de internet estiver acabando, basta ativar o novo modo de poucos dados para que o aparelho reduza a quantidade usada (imagem abaixo à direita). O mesmo poderá ser feito para conexões de Wi-Fi limitadas.

Silenciar ligações de números desconhecidos – Nos Ajustes, logo acima da opção de contatos bloqueados (imagem abaixo à esquerda), será possível silenciar ligações que chegarem de números desconhecidos.

Você pode silenciar números desconhecidos ou economizar dados / Captura de tela: Bruno Salutes 

Teclas de emojis e “globo” separadas – Para acessar os emojis no iOS 13, o atalho não será mais o ícone com formato de globo, mas sim em uma tecla específica.

Anexos no Calendário – Com a atualização, o usuário poderá adicionar anexos em eventos marcados no app Calendário.Busca de mensagens aprimorada – No aplicativo Mensagens, uma nova interface vai revelar sugestão de contatos frequentes para facilitar a busca. 

Mensagens ou iMessage ganhou busca aprimorada por links e arquivos / Captura de tela: Bruno Salutes

Atualizações de aplicativos – A atualização de aplicativos no iOS 13 mudou de lugar. Entrando no seu perfil na App Store, será preciso ir até a opção de “Atualizações Pendentes”.

Aprimoramentos no aplicativo Home – As opções de controle receberam aprimoramentos que variam de acordo com cada dispositivo. No entanto, em geral, facilita o acesso de recursos que são usados com mais frequência.Novos Animojis – Três novos animais vão chegar para o Animoji: rato, polvo e vaca.

Fechamento automático de abas no Safari – Em “Safari” nos Ajustes do iOS, uma nova seção chamada “Fechar Abas” vai permitir que o usuário escolha entre um dia, uma semana ou um mês para que as abas do navegador nativo da Apple sejam fechadas automaticamente. O modo manual continuará existindo.

Dolby Atmos – iPhones e iPads de 2018 passarão a suportar reprodução de vídeo no padrão Dolby Atmos.Capturas de tela do Safari – Sempre que o usuário fizer uma captura de tela no Safari, verá uma nova opção de escolha entre salvar a tela inteira ou editar. A imagem pode ser salva também em PDF. 

Captura convencional e captura de tela inteira no Safari / Captura de tela: Bruno Salutes 

Sugestões de Business Chat – Ligando para uma empresa que ofereça a opção de Business Chat, o iPhone vai sugerir que a interação com uma empresa seja feita a partir de mensagens de texto em vez de ligações telefônicas.

Bolsa – O aplicativo Bolsa passa a exibir notícias relevantes do mundo dos negócios.Nova interface do Modo Silencioso – Quando o aparelho for ativado no Modo Silencioso, o usuário verá um aviso na tela avisando que está ligado ou desligado. 

Novos controles e notificações para áudio e toques do sistema / Captura de tela: Bruno Salutes

Notas de voz – No Gravador de voz da Apple, com o comando gestual de “pinça”, será possível fazer a edição dos áudios de forma rápida.

Nova interface no Timer – O recurso Timer, no app Relógio, vai contar com uma nova interface com um círculo que se movimenta com o passar dos segundos.Zoom em fotos – No aplicativo Fotos, um novo símbolo de “+/-” vai aparecer na grade de fotos, permitindo que as imagens recebam zoom utilizando comandos gestuais. 

Movimento de pinça dá zoom em fotos no iOS 13 / Captura de tela: Bruno Salutes

Ações rápidas – Pressionando e segurando um ícone, o usuário vai conferir ações específicas rápidas em qualquer dispositivo, incluindo a opção para removê-lo, que passa a se chamar “reorganizar apps”.

Próxima música no Apple Music – Com a atualização, o Apple Music mostra qual será a próxima música que será tocada no aplicativo.Não Perturbe – O modo Não Perturbe não será ativado no iOS 13 enquanto o usuário estiver no transporte público.

Letras em sincronia com a música – Usuários que escolham acessar letras de música no Apple Music poderão conferir as frases em sincronia. O Apple Music requer assinatura para funcionar.

Apple music virou karaokê no iOS 13 / Captura de tela: Bruno Salutes

Compartilhamentos de pontos de Acessos Pessoais – Com o Compartilhamento Familiar Ativado, membros de uma família poderão ingressar automaticamente no seu Acesso Pessoal no iOS 13.Aviso de desbloqueio com FaceID – Quando o rosto for reconhecido para fazer o desbloqueio da tela, o aparelho vai vibrar levemente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *