Vasco: “Meu Bairro Eu Também Limpo”

Pelo menos  dez localidades do Recife foram beneficiados em 2019 pelo Projeto Meu Bairro eu Também Limpo , que teve início em 2016. Agora a ação acaba de chegar ao Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife.

A iniciativa tem por objetivo eliminar pontos críticos de acúmulo de lixo, com a ajuda da população. Essas áreas são transformadas em espaços de lazer e convivência das comunidades. Normalmente são ocupadas com plantas, o que termina por inibir o descarte de lixo.

O trabalho é feito pela Emlurb, em parceria coma comunidade. A ação já beneficiou moradores de bairros como Campo Grande, Coque, Alto José Bonifácio, Córrego da Bica, Boa Viagem, Ilha do Destino, Ilha do Joaneiro, Engenho do Meio, dentre outras comunidades do Recife.  

Acho o Meu Bairro Eu Também Limpo uma intervenção interessante, mas embora tenha solicitado à assessoria de imprensa da Emlurb, o total de bairros, comunidades e pessoas beneficiadas pelo Projeto ao longo dos últimos três anos.

Na questão do lixo, no entanto,  o Recife tem muito a aprender. Meu Bairro Eu Também Limpo não resolve, mas pelo menos ajuda na limpeza da cidade, onde as pessoas costumam fazer descartes em locais inadequados, com a conivência dos órgãos oficiais, que não  fiscalizam nem multam os infratores como deveriam. A última ação do Meu Bairro Eu Também Limpo no Vasco da Gama beneficia principalmente a Creche Mardônio Coelho , cujas calçadas viraram depósito de entulhos, colocando em risco a saúde da criançada.

O Projeto fez oficinas de sensibilização na escola e na vizinhança sobre a importância do descarte correto do lixo. Também houve plantio de mudas em frente à creche e um trabalho de grafitagem nos muros da unidade.

De acordo com professores e mães de alunos da creche, o cheiro estava se tornando insuportável e em risco para a saúde das crianças. Em setembro, nos dias 12 e 13, vai ser a vez de Água Fria, receber as ações do projeto. Em morros, como o Alto José do Pinho e o Conceição, a própria já comunidade tomou a iniciativa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *