Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco firma parceria cidadã com o Porto Social

ses
Voluntários serão capacitados para multiplicar informações em saúde com a população

Uma maneira de difundir informações relevantes em saúde com a população usando o poder do voluntariado. Esta é a principal proposta da parceria recém-firmada entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com o Porto Social, organização recifense que promove iniciativas cidadãs. As primeiras atividades acontecerão na próxima edição do VOX – Festival de Inovação Social, evento promovido pela entidade e que acontecerá em todos os dias de setembro. Serão mais de 500 intervenções promovidas em conjunto, entre mutirões de serviços de saúde em bairros e comunidades da capital pernambucana, palestras de conscientização para a sociedade e imersões profissionais de voluntários e área técnica da SES-PE. A parceria, que conta com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), foi detalhada na tarde desta quinta-feira (08.08) na sede do Porto Social, na Ilha do Leite, durante coletiva de imprensa sobre o Festival Vox.   

Ao longo dos próximos dias, os voluntários do Porto Social serão convocados para participar de capacitações promovidas pela Secretaria em cinco temas importantes da Vigilância em Saúde: sífilis/Aids, arboviroses, tuberculose, vacinação e promoção da saúde. “O objetivo da parceria é capacitar os voluntários para que eles sejam verdadeiros multiplicadores de informações relevantes em saúde, transformando o conteúdo técnico aprendido em dados acessíveis para divulgar com a população nas ações do Festival”, explica o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ao todo, 50 voluntários serão capacitados pela SES-PE, com 200 profissionais envolvidos. A expectativa é realizar, ao longo do mês, cerca de 400 palestras educativas. 

Os profissionais da área técnica da Secretaria Estadual de Saúde também serão beneficiados com a parceria. Até o final deste ano, cerca de 30 servidores da SES-PE participarão de cursos de imersão e iniciativas sociais promovidas pelo Porto Social. “A forma como os voluntários trabalham é muito eficiente. Essas pessoas conseguem fazer muito com poucos recursos. Queremos trazer essa expertise de empreendedorismo social para as estratégias desenvolvidas pela Secretaria”, pontua Longo. 

SOCIEDADE CIVIL – A terceira área de atuação da SES-PE na parceria com o Porto Social será o lançamento, em meados do fim de setembro, de editais públicos para financiamento de projetos sociais. Entidades, organizações e representantes da sociedade civil que buscam aporte para iniciativas cidadãs poderão se inscrever no certame. A ideia é contemplar ações que mobilizam as comunidades e populações mais vulneráveis. 

INOVAÇÃO – Nos últimos meses, a área técnica e gestores da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS) têm se mobilizado para criar o chamado Laboratório de Inovações. A iniciativa busca mudar a forma de criação de estratégias pela pasta estadual, com troca de experiências entre os profissionais. “Nossa ideia é mudar a forma de trabalharmos a informação em saúde. O laboratório funciona como uma espécie de catalisador de projetos e já tem mudado a nossa cultura de trabalho”, pontua a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque.   

O FESTIVAL – O Festival VOX de Inovação Social ocupará diversos espaços do Recife em setembro, como cinemas, teatros, escolas, bares, comunidades e universidades, levando debates para sociedade em temas diversos. Com trabalho voluntário, a programação, que une iniciativas privadas e públicas, é dividida em três trilhas: Porto Social, Educacional e Saúde. Haverá, ainda, ações de voluntariado promovidas pela ONG Novo Jeito e palestras com grandes personalidades das artes, comunicação e outras áreas. No domingo de encerramento do Festival VOX, no dia 29 de setembro, o Parque Santana, na Zona Norte do Recife, será ocupado por feiras de iniciativas criativas, apresentações culturais diversas, além de shows de Elba Ramalho e a dupla Anavitória.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *