Na Venda, tradicional café das Graças inova no cardápio

Uma das pioneiras do charmoso circuito das cafeterias especiais do Recife é o Na Venda. Localizada no bairro das Graças, a casa desde o seu primeiro dia tem a proposta de oferecer bebidas e pratos pernambucanos. O café vem de Taquaritinga do Norte. O chocolate, outra especialidade do espaço, vem da Sete Colinas, marca de Garanhuns. Bolos, geleias, biscoitos caseiros, licores, entre outros produtos que compõem o cardápio, vem de fornecedores do Recife e, principalmente, do interior que a empresária Roberta Araújo foi descobrindo ao longo dos seis anos de operação do empreendimento e antes mesmo de abrir o negócio.

“Antes de abrir o negócio, eu trabalhava viajando pelo interior e, junto com as primeiras sócias, íamos para o Sertão e Agreste. Em cada lugar, víamos alguma coisa legal que poderíamos trazer para o Recife e vender aqui. Para que os clientes conhecessem os diferenciais do próprio Estado”, conta Roberta Araújo. Colocar a ideia no cardápio, no entanto, não foi tão fácil porque a logística de trazer o melhor do interior para a capital não é das mais fáceis.

.

Cada pedacinho do cardápio tem um caminho artesanal da produção até chegar ao prato – ou xícaras – dos clientes. Mel de engenho e licor da casa são de Aliança, da marca Capibarim. O suco de uvas é de Petrolina, o Terra Sol. Bolos e diversos produtos da Campo Fertile Padaria Gourmet, de Igarassu, do premiado Gurgel Padeiro.

Além de produtos para consumir no espaço, o Na Venda também funciona como um empório para produtos especiais e alguns itens ligados ao café. Outra pegada da casa é a oferta de bolos de famílias. Há bolos no cardápio que são receitas das mães e tia das fundadoras da cafeteria. Vovó Vanda, de 85 anos, faz o bolo de chocolate com coco. Tia Nadja, 75, faz um tipo brigadeirão. E por fim, Dona Del, de 88 anos, é a dona da terceira receita com destaque para a castanha e farinha de rosca, um bolo que harmoniza perfeitamente com o café.  “Temos essa linha de três bolos voltada para memórias afetivas. E são elas mesmas que fazem até hoje esses bolos. Não são apenas as receitas delas”.

Apesar de tradicional e com público fiel, a cafeteria está cheia de novidades. A primeira é a entrada da nova sócia Natália Valença, que vem reforçar as inovações do cardápio e o trabalho de comunicação do espaço. Ela é sócia também do Café com Dengo. “Estamos tentando trazer novidades de comidinhas, algumas mudanças no cardápio, novos preparos com o café. Além de criatividade nas redes sociais”, conta a nova sócia.

Natália destacou três novos produtos que já estão ganhando a clientela do espaço:

Você já pensou numa sopa servida dentro do pão? Dá uma olhada na foto abaixo. Há 12 opções de sabores na casa.

Outra novidade recente da casa é a oferta de massas nos almoços. Roberta percebeu que muitos clientes almoçavam nos estabelecimentos vizinhos e vinham para o Na Venda para tomar o café e comer um doce. Ao perceber isso, o espaço passou a oferecer lasanha, nhoque de batata e Rotolone. As três opções com sabores e molhos diferentes.

No cardápio doce há duas inovações. Uma é a entrada do minibolo fondue. Um saboroso bolo de chocolate meio amargo, quente, com calda de chocolate e as frutas que harmonizam com o prato para mergulhar. Ainda nos doces, além do cardápio tradicional, a casa está trazendo aos clientes a cada duas semanas um bolo convidado, que é divulgado nas redes sociais da cafeteria.

Na Venda Chocolates e Café
R. Amélia, 373 – Loja 2 – Graças, Recife
www.instagram.com/navendacafe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *