Lalá, o café afetivo do bairro das Graças

Fotos: Carol Laranjeiras

A afetividade no espaço, no cardápio e no atendimento é uma das marcas do Lalá Café e Cozinha Afetiva. O empreendimento, que é um dos pioneiros no segmento de cafeterias especiais no Recife, oferece um café com uma torra exclusiva e marca própria em parceria com a torrefação Café do Brejo. Além disso, dispõe de uma seleção de pratos e bolos que mesclam o gostinho caseiro da família fundadora com o toque do chef André Mendonça, que foi responsável por iniciar a pegada de bistrô da casa.

Inaugurado há 5 anos pela publicitária Izabela Hinrichsen e por sua mãe, a pedagoga Silvia Hinrichsen, o Lalá tem capacidade para receber até 60 pessoas e hoje é um dos mais frequentados da zona norte. “O momento da aposentadoria da minha mãe coincidiu com um período que eu pretendia empreender, mudar de área. Sempre amamos café. Nossa família tinha o costume de ter um bolo da tarde e tomar café junta, receber amigos.  Daí começamos a estudar o segmento”, conta Izabela. Após um período de estudos com a barista Lidiane Santos, uma das motivadoras do atual momento das cafeterias especiais no Recife, e de planejamento, elas abriram a casa, que tem uma pegada pet friendly e com um posicionamento a favor do afeto, com várias mensagens filosóficas escritas nas paredes.

A casa abre de terça a sexta das 13h às 21h. Além do café especiais com marca própria e dos seus diferentes preparos (como lattes, cappuccinos e os métodos filtrados), o cardápio tem destaque para crepes, croissants e sanduíches autorais. Dos salgados, um dos mais conhecidos da cafeteria é o pernil da vovó, um sanduíche autoral que é uma receita da família. Os bolos da casa, aliás, são todos caseiros e preparados por Silvia Hinrichsen. Uma das principais pedidas do Lalá é o Colinho de Vó, que já ganhou alguns prêmios de melhor sobremesa no Recife. Trata-se de um brownie com cobertura de brigadeiro quente, uma bola de sorvete e farofa de leite ninho.

Colinho de Vó

“No começo as pessoas não entendiam muito bem o que era café especial. Hoje as pessoas chegam pedindo um grão e um método específico”, comenta Izabela sobre o amadurecimento do público pernambucano. Ela conta que o café Espresso ainda é o mais pedido da casa, mas é crescendo a procura pelos métodos filtrados. “É impressionante como cresceu o interesse pelos cafés filtrados”.

Uma das novidades mais recentes do Lalá é o brunch, um café da manhã especial reforçado, nos finais de semana. Para o Brunch, a casa abre das 10h às 14h nos sábados e domingos. A partir das 15h, a casa tem a operação normal do café até às 20h.

O Lalá é membro da Associação dos Empresários do Café de Especialidade de Pernambuco (Ascape) e participa do evento Recife Coffee desde a primeira edição.

Lalá Café e Cozinha Afetiva fica na R. Amélia, 470 – Graças, Recife – PE. Telefone: (81) 3426-6708

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *