Observatório Astronômico da Sé celebra 15 anos de reinauguração com programação especial

Durante os dois primeiros dias de comemoração, o Observatório terá como principal foco a observação da lua

Observatório Astronômico da Sé, localizado no Sítio Histórico de Olinda

Tem início, nesta sexta-feira (12), as comemorações dos 15 anos da reinauguração do Observatório Astronômico da Sé, localizado no Sítio Histórico de Olinda, pelo Espaço Ciência.

A programação promete movimentar a Marins do Caetés durante o mês de julho. Durante os dois primeiros dias de comemoração, o Observatório terá como principal foco a observação da lua. Tudo isso devido a homenagem aos 50 anos da missão Apollo XI.

“Além das observações e atividades permanentes, o que costuma atrair o público é a observação de alguns fenômenos astronômicos. É o caso do Eclipse Parcial da Lua que está previsto para acontecer no próximo dia 16”, ressalta o coordenador do Observatório da Sé, Cleiton Batista.

“O Observatório tem também uma relevância histórica. Antes mesmo de ser construído, há 123 anos, o local já servia para estudos e observação. Foi aqui, por exemplo, que foi descoberto em 1860 o primeiro cometa na América Latina: o Cometa Olinda”, conclui Cleiton.

Outro evento que compõe a programação de aniversário é o “Globe at Night”, ação mundial de conscientização contra a poluição luminosa que acontece no dia 24 deste mês.

Missão Apolo

A missão Apollo 11 possibilitou a descida na Lua em 20 de julho de 1969 e marcou um grande feito científico e político para os Estados Unidos.

Serviço :

Comemoração dos 15 anos de reinauguração do Observatório Astronômico da Sé, em Olinda. 
Quando: durante o mês de julho

Eventos em julho:

Dia 16: Eclipse parcial da Lua: funcionamento em horário especial de 16h às 21:30h
Dias 12 e 13: “On the moon again” – 50 anos do homem na Lua
Dia 24: “Globe at Night” – evento contra a poluição luminosa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *