Tradição do São João de Pernambuco se espalha por vários municípios do Estado

Portal Cultura.PE lista os principais polos do Ciclo Junino, do Recife a Petrolina

Renato Spencer/Santo Lima

Renato Spencer/Santo Lima

Caruaru, a capital do forró, terá festa até o dia 30 de junho, em 24 polos

Já no clima do São João, o Portal Cultura.PE, canal oficial da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, começa a listar os principais festejos do Estado de Pernambuco. Do Recife a Petrolina, a programação das cidades inclui desde grupos da cultura popular de Pernambuco, que abrilhantam o Ciclo Junino, entre outras atrações desta época do ano. Confira abaixo as programações das principais cidades-polos durante os festejos juninos:

No Recife, até o dia 7 de julho, a programação conta com mais de 700 artistas locais, entre bandas, sanfoneiros e cantores célebres, grupos de coco, de xaxado e de ciranda, além de trios de forró pé-de-serra que, sozinhos, farão mais de 290 apresentações.

Em Caruaru, a capital do forró, a festa segue até o dia 30 de junho, em 24 polos. As apresentações tiveram início no aniversário da cidade, no dia 18 de maio, com o “São João na Roça”, em Itaúna. Do total de polos existentes, 12 são na área rural da cidade.

Marcelo Lyra/Divulgação

Marcelo Lyra/Divulgação

Em Arcoverde, na entrada no Sertão pernambucano, o evento acontece entre os dias 21 e 29 de junho

Em Arcoverde, na entrada no Sertão pernambucano, o Ciclo Junino será realizado entre os dias 21 e 29 de junho, contando com oito polos de animação e dois dedicados à gastronomia e ao lazer.

Já em Gravatá, no agreste de Pernambuco, uma das atrações mais aguardadas pelos amantes do São João da cidade são as tradicionais quadrilhas, além de outros artistas da cultura popular.

No Sertão do São Francisco, Petrolina conta com um São João formado por 100 atrações e 25 dias de programação – que começou no último dia 18 de maio. A festa encerra com a Missa do Vaqueiro, no dia 25 de junho.

Jan Ribeiro/ Secutl PE – Fundarpe

Jan Ribeiro/ Secutl PE - Fundarpe

As quadrilha juninas dão o tom e a emoção do São João de Pernambuco

Em Serra Talhada, a programação acontece de 12 a 29 de junho em diversos polos da cidade,como Água Branca, Mutirão, Tauapiranga, Estação do Forró, Vila Bela, São Miguel e CAGEP.

O município de Sertânia, por sua vez, vai promover entres os dias 15 de junho e 6 de julho seu festejo junino com uma vasta programação distribuída na sede, distritos e povoados. O evento será dividido em dois momentos: O “Arraial dos Bairros”, quando as quadrilhas juninas estarão se apresentando na sede, distritos e povoados, entre os dias 15 de junho e 6 de julho; E o “Festival de Quadrilhas”, nos dias 21, 22 e 23, no Palhoção Bigode de Sanfoneiro.

Surubim este ano homenageia os sanfoneiros da cidade. A Vila, localizada na Rua José Teteu, vai oferecer ao público atrações culturais como quadrilhas juninas, bacamarteiros, roda de versos e muito forró pé de serra. As atrações do palco principal seguem pelos dias 23 e 29 de junho.

Divulgação

Divulgação

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é um dos maiores divulgadores da dança popular e estará presente na programação de Triunfo

Triunfo, no Sertão do Pajeú, realiza mais uma edição do São João na Serra de 20 a 23 de junho, com apresentações de quadrilhas juninas, bacarmateiros, grupos de xaxado e outras atrações.

À medida que as prefeituras forem divulgando suas programações, esta publicação será atualizada com as festas que acontecem também nos municípios como Carpina, Nazaré da Mata, Lagoa de Itaenga, Olinda, Petrolândia, Timbaúba e Pesqueira.

Portal Cultura.PE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *