Embratel, Claro, Embrapa e Eldorado firmam acordo para desenvolvimento de soluções de IoT para o agronegócio

As ofertas serão criadas em conjunto, na fazenda da Embrapa em Jaguariúna (SP).

Marcos Vicente. - Chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente assina acordo na Agrishow.
Chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente assina acordo na Agrishow.
Foto: Marcos Vicente.

A Embratel, a Claro, a Embrapa Meio Ambiente e o Instituto Eldorado anunciam acordo para a concepção de novas soluções voltadas ao agronegócio brasileiro, setor expressivo para a economia do País.

A parceria prevê a união das expertises da Embratel, da Claro e das instituições de pesquisa em redes de comunicação, Cloud Computing, setor agrário e pesquisa e desenvolvimento, para a criação de soluções de Internet das Coisas (IoT). As ofertas utilizarão novas tecnologias de sensoriamento e conectividade para auxiliar o produtor rural na tomada de decisões importantes para os negócios.

“O agronegócio brasileiro é um importante contribuinte para o PIB nacional e um setor estratégico para a Embratel”, explica Eduardo Polidoro, diretor de Negócios de IoT da Embratel, lembrando que as soluções irão levar mais produtividade e redução de custos para o segmento, que ainda está em fase inicial de transformação digital.

A partir da parceria, será realizado o projeto Fazenda Conectada, no Condomínio Inovar, nas dependências da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP), que disponibilizará áreas de experimentação, como plantações, laboratórios e estufas para a realização de demonstrações, visitas e reuniões com potenciais clientes.

Nestes espaços serão testados e validados novos dispositivos, softwares e  soluções de conectividade, com diferentes aplicações fundamentais para o desenvolvimento do campo, com toda infraestrutura de rede celular da Embratel/Claro (2G, 3G e 4,5G) e as novas redes de IoT (NB-IoT e CAT-M). A Embratel fornecerá também ambiente de Cloud Computing para a concepção das inovações.

O projeto Fazenda Conectada prevê a atuação em plantação de soja monitorada com sensores conectados, assim como em plantios de café, milho, cana-de-açúcar e sorgo.

Por meio do uso de novas tecnologias de sensoriamento, conectividade e Analytics, será possível coletar informações precisas e em tempo real sobre os cultivos, ajudando no controle e no diagnóstico de medidas necessárias para a irrigação e pulverização inteligentes, por exemplo, contribuindo para o aumento da produtividade e eficiência, e também na redução de custos.

“A Embratel, Claro, Embrapa e Instituto Eldorado irão estruturar e viabilizar modelos de conectividade, tecnologias e plataformas para atender as necessidades do agronegócio com o acordo. Vamos levar diversas inovações ao mercado”, afirma Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente.

“O Eldorado completa seus 20 anos inovando, e a inovação só acontece através da experimentação. É muito importante a cooperação entre os envolvidos, em seus experimentos e projetos, validando soluções e, com isso, potencializando a inovação no agronegócio”, afirma Roberto Soboll, superintendente do Instituto.

As novas soluções permitirão a comunicação em longas distâncias com baixo consumo de energia e alta confiabilidade. As aplicações são ilimitadas, e usadas desde o sensoriamento do solo,  a previsão do tempo com estações meteorológicas instaladas localmente, o uso racional da água, em conexão de máquinas e implementos agrícolas, e rastreamento e localização dos mais diversos equipamentos.

“A parceria ampliará a criação de soluções inovadoras para os agrônomos, e isso trará grandes benefícios para o setor. Por meio das inovações, será possível analisar o menor uso de agrotóxico, tornar a produção mais sustentável e lucrativa”, afirma Polidoro, da Embratel.

O acordo reafirma o compromisso da Embratel com o agronegócio brasileiro de levar infraestrutura e soluções para regiões mais remotas, como campos de cultivo e florestas.

A Embratel já atua com estações agro, sensores e rede NB-IoT em diversos projetos para o segmento,  e anunciou na última semana novas soluções específicas para o agronegócio, focadas em agricultura digital, silos conectados e floresta conectada. As ofertas levam importantes insights para a tomada de decisão nos negócios dos agrônomos, possibilitando mais eficiência e menos gastos.

Sobre a Embratel

A Embratel é uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil. Destaca-se pelo fornecimento de soluções de TI e ofertas digitais para companhias de todos os tamanhos, segmentos e regiões do País. É líder em Telecomunicações e atua como integradora de soluções de TI, cloud computing, data center, segurança, internet das coisas, satélite, transmissão de dados, vídeo, internet, telepresença, telefonia celular corporativa, telefonia fixa, longa distância nacional e internacional. Com ampla experiência no fornecimento de soluções tecnológicas para grandes eventos, é reconhecida pela entrega de infraestrutura de altíssimo nível com tecnologia totalmente integrada à maior e melhor rede de telecomunicações da América Latina, garantindo maior eficiência no fornecimento de suas soluções. A Embratel faz parte da Claro Brasil e mais informações estão disponíveis no site da empresa: www.embratel.com.br

Sobre a Embrapa Meio Ambiente

A Embrapa é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação com agenda inteiramente voltada a prover novos conhecimentos, grande parte traduzida em produtos, processos, serviços, metodologias, sistemas e práticas agropecuárias. Avança cada vez mais com estudos, ações e informações qualificadas para aumentar a competitividade e sustentabilidade do setor agropecuário.

Nesse contexto, a Embrapa Meio Ambiente atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada para a interface agricultura (atividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais) e meio ambiente. A Unidade de Pesuisa trabalha conciliando as demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental.

Sobre o Eldorado

Em atuação desde 1999, o Instituto Eldorado completa 20 anos como uma organização única em pesquisa, desenvolvimento e inovação no mercado brasileiro. O Instituto conta com uma carteira de clientes que concentra empresas nacionais e internacionais, e atua em quatro unidades – Brasília, Campinas, Porto Alegre e Manaus. O Eldorado investe constantemente em sua infraestrutura tecnológica e um dos grandes destaques é o complexo laboratorial, de mais de 3 mil m2, que conta com o que há de mais moderno e inovador na área. O Instituto busca, nesse sentido, atuar como um indutor tecnológico, provendo infraestrutura no estado da arte, formando e capacitando recursos humanos no exercício real e efetivo de desenvolvimento de produtos inovadores com agilidade. Referência no Brasil, a organização tem como objetivo sempre alcançar resultados melhores, crescer, investir em inovação e primar pela excelência.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Embratel/Claro.

Marcos Vicente (MTb 19.027 MG) 
Embrapa Meio Ambiente 

Contatos para a imprensa 
meio-ambiente.imprensa@embrapa.br 
Telefone: 19 3311 2611

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *