Colmeia Comunidade volta ao Recife em novo formato

Com programação mais extensa, projeto do Sesc oferece mais de 600 vagas para oficinas gratuitas de capacitação, além dos serviços de saúde e cidadania

Resultado de imagem para Colmeia Comunidade

Com uma programação mais extensa, de 8 a 10 de maio, o Colmeia Comunidade, do Sesc, realiza sua primeira edição deste ano em um novo formato. Além dos serviços de saúde e cidadania, que serão realizados no último dia (10/5), o projeto oferece mais de 600 vagas para 21 oficinas de capacitação em saúde, práticas sustentáveis e cultura. Todas as atividades são gratuitas e vão ocorrer na Escola Monsenhor Manuel Marques e no Sesc Casa Amarela, na Zona Norte do Recife.

Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever na escola ou no Ponto de Atendimento da unidade até o preenchimento das vagas. Os temas que serão abordados foram escolhidos após consulta com a própria comunidade. “Nossa intenção, com este novo Colmeia, é levar os serviços de saúde e empoderamento social, deixando um legado para a população e corroborando com os moradores a buscarem sua autonomia”, explica a coordenadora do projeto, Elisabete Lacerda. Após os encontros, que serão realizados nos dias 8 e 9, os participantes vão receber certificado.

Entre as oficinas que serão oferecidas, estão as de preparação de sobremesas como palha italiana, brownie e alfajor, sacolé gourmet e receitas com aproveitamento integral da abóbora. Também vai haver encontros sobre automaquiagem, primeiros socorros, como se comportar em entrevista de emprego e montar currículo e cuidados com idosos em risco de queda, além de atividades profissionais como gestão de mídias sociais, depilação em linha e operador de telemarketing.

Na área de sustentabilidade, o público poderá participar, ainda, de oficinas de reúso de jeans, composto orgânico, repelente e horta para pequenos espaços, ecobag de sombrinha, terrário e carteiras de embalagens ecológicas. Também haverá oficinas de teatro, expressão musical e slime. Já para o público jovem, será realizada a oficina “Eu no comando do futuro” e, para professores, o seminário “Orienta Ação”, sobre técnicas de coach. Também terá curso para gestantes, além de encontro sobre bullying. As datas, os horários e o local de cada oficina podem ser consultados pelos telefones (81) 3216-1603 e 3267-4416.

Serviços – No dia 10 de maio, será realizado o dia de serviços para a comunidade, na Escola Monsenhor Manuel Marques, localizada na Rua da Mangabeira, Casa Amarela. A programação começa às 6h com um aulão de atividades esportivas. Depois, das 8h às 16h, serão oferecidos testes rápidos e consultas com profissionais de saúde, além de emissão de documentos, atividades recreativas e apresentações culturais. A expectativa é atender 2 mil pessoas. “Nosso objetivo maior é atender as demandas da população da melhor forma possível, prestando serviços para todos os públicos”, afirma a gerente do Sesc Casa Amarela, Ladjane Carvalho.

No Polo Cidadania, vai ter emissão de RG e CPF, com fichas limitadas. A Defensoria Pública também vai emitir certidões de nascimento e óbito e fará atendimentos sobre divórcio, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, enquanto a Faculdade Guararapes vai dar orientações jurídicas. Já no Polo Saúde, serão realizados testes de glicemia, vista, HIV, sífilis e hepatites B e C e aferição da pressão arterial. Além disso, as mulheres vão poder fazer exames preventivos de cânceres de mama e colo de útero. E haverá, ainda, avaliação nutricional e atendimentos com pediatra, psicólogo e fisioterapeuta. A população vai receber orientações sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

Durante a ação, crianças vão poder participar de atividades de recreação e, para os pais, serão oferecidos corte de cabelo masculino e feminino, barbearia, design de sobrancelhas, limpeza de pele, spa das mãos e dos pés e massoterapia. E o Polo Sociocultural será marcado pela diversidade com apresentações dos grupos de maracatu Boi Mimoso e Estrela Brilhante, da Gigantes do Samba, do coral Flores Vocais e grupo de dança, formados pelos idosos do Sesc Casa Amarela.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Colmeia Comunidade

Locais: Escola Monsenhor Manuel Marques, Rua da Mangabeira, 461, Casa Amarela

Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490, Mangabeira

Período: 8 a 10 de maio

Entrada gratuita

Informações: (81) 3216-1603 / 3267-4416


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *