Feriadão da Semana Santa no Recife com várias opções de cultura e lazer

img_alt

Recifenses e visitantes que estiverem na cidade, entre a quinta (18) e o domingo (21), vão poder desfrutar de uma variada gama de atrações culturais e de lazer. Entre os destaques, estão os espetáculos “Jesus, a Luz do Mundo” e a “Paixão de Cristo de Casa Amarela”, apresentação do choro do Paço do Frevo e atividades de conscientização ecológica no Jardim Botânico e Parque da Jaqueira (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O feriadão da Semana Santa promete ser de muitas emoções. Apoiadas pela Prefeitura do Recife, as peças teatrais “Jesus, a Luz do Mundo” e a “Paixão de Cristo de Casa Amarela” devem mobilizar milhares de pessoas. O Paço do Frevo estará aberto de quinta a domingo, com destaque para apresentação do Quinteto Chorado, que celebra o compositor pernambucano de choro Rossini Ferreira e o Dia Nacional do Choro. O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico oferecem oficinas e atividades educativas. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona na sexta e no domingo.

CULTURA

Recife das Paixões

Na capital pernambucana, o feriado santo será cenário para duas grandes encenações da mais célebre história da humanidade, com apoio da Prefeitura do Recife: o espetáculo “Jesus, a Luz do Mundo”, que será apresentado nos dias 19, 20 e 21 de abril, às 18h, no Marco Zero; e a “Paixão de Cristo de Casa Amarela”, que chega à sua 17ª edição entre os dias 18, 19 e 20 de abril, às 20h, no Sítio Trindade. As programações são gratuitas e abertas ao público.

No Marco Zero, a encenação, que leva a assinatura da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), terá roteiro, montagem e elenco novos, reunindo 100 figurantes e 43 atores, como Bruno Garcia e Germano Haiut, em 22 cenas, algumas delas jamais encenadas no Marco Zero.

A “Paixão de Cristo de Casa Amarela” apresentará 80 atores e figurantes em seis cenários, três deles novos. A encenação a céu aberto apresentará também novos figurinos e terá mãe e filho no papel de Maria e Jesus: Marly Floro Câmara e George Floro Acioly. O espetáculo deste ano será dedicado ao bispo D. Helder Câmara.

Paço do Frevo celebra Rossini Ferreira e Dia Nacional do Choro

O Paço do Frevo abre normalmente na quinta-feira (18), das 9h às 17h. Na sexta (19), o equipamento estará aberto e fervendo de conteúdo das 13h às 17h, com última entrada às 16h30. No sábado e no domingo (21 e 21), o Paço abrirá das 14h às 18h, com última entrada às 17h30. Informações: (81) 3355-9500. Site: http://www.pacodofrevo.org.br/programacao.

Dentro da programação do Sábado no Paço, ocorre a 4ª edição da programação especial “Do Choro ao Frevo”. Este ano o Quinteto Chorado celebram, com uma apresentação, os 100 anos do músico pernambucano Rossini Ferreira, trazendo obras do compositor em diálogo com frevos clássicos. O evento antecipa as comemorações do Dia do Choro, é celebrado no dia 23 de abril. O acesso está incluso no valor do ingresso do Paço, sendo R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade

Também tem história no roteiro do feriadão. No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição “Cinco Pontas” estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

MEIO AMBIENTE

O Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade, abre as portas ao público durante a Semana Santa. O equipamento de educação ambiental funciona na quinta (18), sexta (19), sábado (20), das 9h às 17h, com exceção do domingo (21), que estará de portas fechadas. Arte-educadores vão comandar atividades relacionadas às práticas sustentáveis de forma gratuita.

O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste da cidade, abre as portas para o público durante a Semana Santa. Na quinta (18), sexta (19), sábado (20) e domingo (21), o equipamento público de lazer, pesquisa e conservação funcionará das 9h às 15h30.  Durante o período, por conta do feriado, o local não contará com visita guiada.

Trilha ambiental, música e oficina de brinquedos no Econúcleo Jaqueira

O sábado (20) no Econúcleo Jaqueira começa com trilha ambiental e uma oficina de brinquedos com resíduos sólidos para a criançada. A prática, que começa às 11h, pretende estimular a criatividade e diversão com a criação de brinquedos de papel utilizando jornais usados. Às 14h, o público confere uma trilha ambiental seguida de muita música. Logo após, os visitantes poderão curtir histórias cantaroladas que irão combinar a arte da música com conscientização e o cuidado com a natureza.

Econúcleo Jaqueira, sábado (20)

9h – Trilha Ambiental

9h40 – O Meio que se conta: contação de histórias “O morcego e a cabaça”

11h – Resíduos nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

14h – Trilha Ambiental + historias cantaroladas (espécies da Jaqueira)

15h – Contação de história e Oficina: “Borboletando coisa e tal”

16h – Resíduos nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Trilha cega e contação de história no Jardim Botânico do Recife

Já no Jardim Botânico, às 9h, vai rolar uma trilha cega. Os participantes terão os olhos vendados para uma experimentação durante a caminhada, durante a qual os monitores vão mostrar como trabalhar os sentidos por meio da natureza e de forma lúdica. No período da tarde, haverá contação da história “Comadre Florzinha”, às 13h30, que vai mostrar como é possível cuidar da mata e dos animais, utilizando a história da personagem do folclore brasileiro.

Jardim Botânico, sábado (20)

9h – Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

10h – Caça ao Tesouro

11h – Sementes do amanhã: oficina de mudas

13h30 – O Meio que se conta: contação de histórias “Comadre Florzinha”

14h10 – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”

15h10 – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

TURISMO E LAZER

Ciclofaixa

Neste feriadão da Semana Santa, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível nos dias 19 e 21 (sexta-feira e domingo). O percurso exclusivo para bikes, que soma 35,6km, estará montado oferecendo um passeio por atrativos turísticos da cidade. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

Olha! Recife de recesso, parques Santana e Macaxeira

O Olha! Recife estará de recesso nos dias do feriado, mas garante passeios na semana seguinte, com roteiros gratuitos na quarta-feira, sábado e domingo. A programação é divulgada no site www.olharecife.com.br . Os parques Santana e Macaxeira estarão funcionando normalmente. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *