DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Resultado de imagem para DIA MUNDIAL DO CAFÉ

Dia 14 de abril é dia de brindar as xícaras em comemoração ao Dia Internacional do Café. Sabia que, depois da água, o café é a bebida mais consumida do mundo?

O líquido queridinho foi descoberto na Etiópia lá pelo ano de 525 (d.C.). Depois, atravessou o Mar Vermelho e foi levado para a Arábia.

O nome “café” não é originário de kaffa, como a palavra sugere, e sim, da palavra árabe qahwa, que significa vinho.

Por causa disso, o café era conhecido como “vinho da Arábia”. Uma das centenas de lendas sobre a origem do café conta que um pastor etíope percebeu que algumas de suas cabras mudaram o comportamento após ingerir folhas da planta de café. Esse fato influenciou o hábito de monges que se interessaram pelo produto.

Os etíopes se alimentavam da doce polpa da planta e produziam um suco que, fermentado, se transformava em bebida alcoólica. As folhas eram aproveitadas para o preparo de chá ou simplesmente mastigadas. No século XIV, com a torrefação, a bebida adquiriu, finalmente, a forma e o gosto como a conhecemos hoje.

Muitos autores afirmam que o café chegou no Brasil através de Francisco de Mello Palheta, que estabeleceu uma modesta lavoura em Belém do Pará. Não demorou muito para a bebida ser levada para as capitais do país.

E, na primeira metade do século XX, o sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo fez com que o estado se tornasse um dos mais ricos do país.

Atualmente, o Brasil ocupa a posição de maior produtor e exportador de café em grãos do mundo. Responsável por mais de um terço da produção mundial, o país está também entre os maiores consumidores. Hoje, tomamos café de cafeteira, antigamente, era na base de moinho e pilão.

O café da foto foi registrado em uma barraca da feira livre de Garanhuns, em 1942, após ser colhido, secado nas peneiras, descascado e torrado antes de virar bebida.

Não é à toa o ditado: “Segure uma xícara exalando o aroma de um bom café e você estará com a história em suas mãos.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *