DIA DO VINIL E UMA HOMENAGEM A JOSÉ ROZENBLIT GRANDE EMPRESÁRIO PERNAMBUCANO

A imagem pode conter: texto

Dia 20 de abril é comemorado o Dia do Disco de Vinil, conhecido também como Long Play (LP). Criado na década de 1940 nos Estados Unidos, o vinil era o principal meio de artistas divulgarem seus trabalhos e do público relacionar-se com o meio musical. As informações gravadas no disco só podiam ser reproduzidas com o aparelho sonoro específico, que recebeu o nome de ‘toca disco’.

Dentre tantas grandes gravadoras no meio musical, a única brasileira fora do eixo Sul-Sudeste do país foi a Fábrica de Discos Rozenblit, localizada na Estrada dos Remédios, bairro de Afogados, em Recife. Fundada no ano de 1954 pelo comerciante José Rozenblit, a fábrica representava a independência de muitos artistas do Nordeste, tendo lançado nomes como Zé Ramalho Tom Zé.

A Rozenblit era um celeiro de gravações regionais tradicionais de ritmos como o frevo, baião, coco, maracatu e xote, mas também movimentos inovadores como o Udigrudi, movimento recifense que misturava o rock psicodélico e a música regional. Sua estrutura abrigava dependências que serviam adequadamente ao processo de produção de discos, desde a gravação até a comercialização. A antiga fábrica possuía um estúdio que comportava uma orquestra sinfônica e um moderno parque gráfico.

Os escritores pernambucanos também tiveram oportunidade no local. As vozes eram gravadas em formato de prosa e versos, onde Gilberto Freyre e Mauro Mota se destacaram. Embora o pioneirismo na divulgação da música nordestina e regional resultasse no sucesso da Rozenblit, a competição com as gravadoras multinacionais enfraqueceu sua trajetória. Além das dificuldades financeiras, a fábrica foi atingida pelas enchentes de 1966, 1967, 1970, 1975 e 1977. No ano de 1966, a fábrica foi praticamente arruinada. No ano seguinte, outra enchente destruiu praticamente tudo. Mesmo com suporte governamental, na década de 80, a Fábrica de Discos Rozenblit encerrou suas atividades.

#diadovinil #discodevinil #fabricadediscos #fabricarozenblit #rozenblit


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *