CIDADE DE JOAQUIM NABUCO, A TERRA DO AÇÚCAR

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
A imagem pode conter: texto

Acredita-se que o início do povoamento da área do atual município de Joaquim Nabuco deve-se aos trabalhadores que, em demanda às terras de cana-de-açúcar, foram se aglomerando em torno das habitações isoladas dos engenhos Pumati, Boa Vista e Cuiabá.

Lá construíram palhoças, casas e a tradicional capela, tendo à frente o caboclo José Maria da Rocha, que servia de porta-voz dos interesses do povo. Inicialmente o povoado recebeu o nome de Preguiça, pelo fato de haver nessa região muitas imbaúbas ou pau-de-preguiça.

Entretanto, há quem afirme que o nome se deve ao fato de a feira livre do povoado ocorrer às segundas-feiras, as quais são chamadas dia da preguiça.

A povoação cresceu e prosperou, ainda com a denominação de Preguiça, transformando-se poucos anos depois no segundo distrito de Palmares, graças aos esforços de seus habitantes que arduamente trabalhavam para engrandecê-lo.

Entre as pessoas que concorreram para mudança do nome do local destacam-se Vicente Afonso de Melo, agricultor inteligente e Dr. João de Oliveira, proprietário da Usina de Pumaty.

Em 1903, por sugestão de D. Luiz de Brito, em visita pastoral, e graças aos apelos de seus habitantes às autoridades competentes, o nome 
Preguiça foi substituído por Joaquim Nabuco, em homenagem ao grande abolicionista brasileiro. Em 1953 foi criado o município de Joaquim Nabuco.

DADOS DO MUNICÍPIO

Joaquim Nabuco encontra-se inserido nas bacias hidrográficas dos rios Una e Sirinhaém. Está localizado na Mata Sul do Estado e fica a 96 Km do Recife. Chamada carinhosamente de Terra do Açúcar.

A atividade econômica predominante é a agroindústria açucareira. Na agricultura, prevalecem a cana-de-açúcar, mandioca, banana e maracujá. Na pecuária, sobressaem o rebanho bovino e as aves.

O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Usina Pumati, Arruado e Baixada da Areia.

Fontes: IBGE, AMUPE e CONDEPE/FIDEM

#MunicipiosPE #JoaquimNabuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *