LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DO RECIFE DESDE 1880

Inaugurado em 21 de novembro de 1880, o Liceu de Artes e Ofícios está localizado na Praça da República, vizinho ao Teatro Santa Isabel.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

O prédio é um projeto do engenheiro pernambucano José Tibúrcio Pereira de Magalhães, que projetou também a Alepe.

História

O Liceu teve assentada a primeira pedra em 23 de abril de 1871 e foi inaugurado em 1880, como sede da Escola de Ofícios mantida pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, que ministrava aos interessados aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras.

Extinto em 1950, desde 1970 seu acervo e o prédio, localizado na Praça da República, estão sob a guarda da Universidade Católica de Pernambuco, quando foi reativado oferecendo cursos técnicos em administração e contabilidade.

O início do convênio com a Secretaria de Educação foi por volta dos anos 80, passando a funcionar como uma escola filantrópica, mantida pela Unicap, instituição ligada à Companhia de Jesus. A Unicap através de convênio firmado com a Secretaria de Educação de Pernambuco, passa a receber os professores da rede.

Com o fechamento do antigo Colégio Nóbrega (colégio privado ligado à Unicap), em 2006, o Liceu foi transferido para suas instalações, passando a localizar-se no Complexo de Ensino da Católica, no bairro da Boa Vista. Na sua antiga sede passou a funcionar o Centro de Ensino Experimental Porto Digital, que agora também está instalado no campus da Universidade Católica.

Um novo convênio está sendo elaborado por tempo indeterminado pela Unicap, em 2006. Depois de muitos problemas que a escola enfrentou em 2007, devido ao sucateamento do antigo Colégio Nóbrega. Para a Secretaria e para os implicados nessa instituição, o Liceu passou ser uma escola estadual em 2010 assim entra definitivamente para a Rede Estadual de Ensino e foi reconhecido como uma escola pública.

Complexo de Ensino da Unicap

Complexo Nóbrega

Resultado de imagem para LICEU DE ARTES E OFICIOS DO RECIFE

Os cursos funcionam no chamado Complexo Nóbrega, local do antigo Colégio Nóbrega. Lá, além do Liceu de Artes e Ofícios (chamado, agora, de Liceu Nóbrega), funciona ao lado a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Governo Federal que funciona no Palácio da Soledade.

Em 2015 o Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios recebeu o prêmio de melhor Gestão Escolar da Região Norte do Recife, superando 12 escolas referências que participaram da avaliação

Antiga Sede

Resultado de imagem para LICEU DE ARTES E OFICIOS DO RECIFE

Resultado de imagem para LICEU DE ARTES E OFICIOS DO RECIFE
O prédio oficial do Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco deve se tornar, em breve, em um centro cultural. Em uma parceria recente a Unicap vai criar um Centro Cultural destinado a Democracia.

Cursos
Ensino Fundamental
5ª a 8ª série (6° ao 9° ano)
Ensino Médio
1° ao 3° ano
Ensino Técnico
Administração
Contabilidade
Desenho


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *