DIA DA IMIGRAÇÃO JUDAICA E A PRIMEIRA SINAGOGA DAS AMÉRICAS NO RECIFE

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Hoje, 18 de março, é o Dia Nacional da Imigração Judaica. E você sabia que a Rua do Bom Jesus costumava ser conhecida como Rua dos Judeus? É justamente onde foi construída a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, inaugurada em 1637.

Primeiramente, a rua se chamava Rua do Bode. Entre 1630 e 1654, durante o período holandês, ocorreu a vinda de vários judeus ao Recife para fugir de perseguições de Espanha e Portugal. Ela tornou-se a rua preferida dos imigrantes e foi batizada de Rua dos Judeus. Atualmente, o título não é mais oficial, mais ainda há quem chame assim.

Pensando em resgatar historicamente a presença dos judeus em Pernambuco e explicar outros aspectos da formação do homem nordestino, a Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a embaixada de Israel, criará o Núcleo José Alexandre Ribemboim de Pesquisas.

O núcleo de estudos será coordenado por Jacques Ribemboim, filho do autor José Alexandre Ribemboim e professor de economia da Universidade Federal Rural Pernambuco (UFRPE).

Foto: Rua do Bom Jesus, em 1907. Coleção Livraria Franceza, acervo Villa Digital – Fundação Joaquim Nabuco.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *