CURIOSIDADES DA AV. CAXANGA NO RECIFE

Quando o Padre Francisco Pereira Lopes Caxangá adquiriu estas terras, no final do século XVIII, deu início a uma povoação. A Av. Caxangá, então chamada de Estrada de Paudalho, teve seu primeiro trecho construído em 1842. Em 1843, já com o nome de Av. Caxangá, ela foi aberta, sendo construída uma ponte pênsil (primeira com essa característica construída no Brasil) sobre o Rio Capibaribe.

Posteriormente, o engenheiro Louis Léger Vauthier construiu uma ponte mais sólida e moderna, em 1854. Ao longo da avenida, encontra-se o Caxangá Golf & Country Club, fundado em 1928, ocupando terras do antigo Engenho Poeta. Recebeu calçamento na gestão do Prefeito Novaes Filho.

Com o Prefeito Augusto Lucena, a avenida foi alargada e inaugurada em 1966. Ao final da avenida, a Ponte Marechal Castelo Branco, inaugurada em 1965. Em 1982 foi implantada uma faixa exclusiva para ônibus. O Casarão do Barbalho, edificação próxima ao Detran, foi utilizado como ponto de fuga dos escravos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

Resultado de imagem para UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Criada por decreto do Presidente Gaspar Dutra, em 1946, com o nome de Universidade do Recife, foi formada pela união de cinco escolas superiores que já funcionavam, com cursos de Direito, Engenharia, Medicina (e seus cursos anexos de Odontologia e Farmácia), Belas Artes e Filosofia. Na Cidade Universitária, os primeiros edifícios, inaugurados em 1958, abrigaram a Faculdade de Medicina e o Instituto de Antibióticos. Foi transformada em Universidade Federal em 1966. O campus, que começou a ser construído em 1948, é cortado pela Av. Morais Rego, homenagem ao seu primeiro vice-reitor.
A concepção do projeto arquitetônico do campus foi do arquiteto veneziano Mário Russo.
O campus, todo ajardinado e pavimentado, já foi atração como autódromo, e, por ele, guiaram pilotos como Bandeira e Quinzinho e outros mais famosos, como os irmãos Fitipaldi.

PRAÇA DA VÁRZEA

Resultado de imagem para PRAÇA DA VÁRZEA NO RECIFE

As várzeas do Capibaribe começaram a ser povoadas na primeira metade do século XVI. Os engenhos foram levantados, formou-se uma povoação e construiu-se uma igreja. A principal praça do bairro, denominada de Praça Pinto Dâmaso, que foi prefeito do Recife entre 1891 e 1893, foi completamente restaurada na gestão do Prefeito Jarbas Vasconcelos. Por mais de sessenta anos, essas áreas atraíram a população pelo seu clima e águas cristalinas. A partir de 1880, as águas do rio começaram a ser poluídas.

IGREJA DA VÁRZEA

A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

Dedicada à Nossa Senhora do Rosário, a igreja foi reformada entre 1867 e 1872. Nela se encontram os restos mortais de Antônio Felipe Camarão, chefe indígena que lutou contra os flamengos, ferido na Batalha dos Guararapes, em 1648, e que morreu no Arraial Novo do Bom Jesus. Ao lado, a Igreja de São Cristóvão.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Criado pelo empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand. No castelo, edifício que abrange o instituto, há obras do período entre a Europa medieval do século XV, o Brasil colonial das invasões holandesas, século XVII, até o Brasil do século XIX. Destaque para a maior coleção particular do pintor holandês Frans Post. É uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil, abrangendo um complexo de edificações constituído pelo Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.
O instituto fica nas terras do antigo engenho São João, no bairro da Várzea, ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada, próximo ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

OFICINA BRENNAND

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Antiga fábrica de tijolos e telhas herdada de seu pai, instalada nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea, e cercada por remanescentes da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe, a Cerâmica São João tornou-se fonte inspiradora e depositária da história do artista pernambucano.
Lugar único no mundo, a Oficina Brennand constitui-se num conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para dar forma a um universo abissal, dionisíaco, subterrâneo, obscuro, sexual e religioso.
A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina um caráter inusitado, identificando-a como uma instituição intrinsecamente viva e com uma dinâmica que torna imprevisíveis os rumos da arquitetura e da obra.

QUEM É FRANCISCO BRENNAND?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Francisco Brennand, nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife. Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto de esculturas cerâmicas que deveriam povoar os espaços internos e externos do ambiente.
Um dos maiores artistas plásticos do País, é o único brasileiro já contemplado com o Prêmio Interamericano de Cultura Grabiela Mistral, concedido pela Organização dos Estados Americanos – OEA.

CAXANGÁ GOLF & COUNTRY CLUB

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

Endereço Avenida Caxangá, 5362, Iputinga – Recife – PE
E-mail: caxanga@caxangagolf.com.br
Telefone: (81) 3271-1422
Filiação: Federação Pernambucana de Golfe
Presidente: Jorge Vasconcelos de Lima
Capitão: Amadeo Romaguera
Head Pro: Amaurílio Torres e Claudio Domingos
Pessoa para contato: Marcos Bezerra (gerencia@caxangagolf.com.br)
Site: www.caxangagolf.com.br
Inauguração: 1928
Número de sócios: 300
Designer: Michel Lang
Jardas: 6051
Acesso: Aberto
Green Fee: R$ 150 (dias úteis) e R$ 180 (sábados, domingos e feriados)
Caddies: Sim
Aulas de golfe: Sim
Aluguel de tacos: Sim
Dress Code: tradicional, camisa pólo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *