CONHEÇA A HISTÓRIA DO BAIRRO DO IBURA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

A nome do bairro tem origem tupi e significa “fonte de água” 💧 O território hoje ocupado por mais de 50 mil habitantes, no século 19, era sede do Engenho Ibura 🏛 Nessa época, ele ficou em “fogo morto”, ou seja, parou de moer cana 🤔 Nos seus arredores, começou a crescer a povoação que, mais tarde, se consolidaria como o bairro do Ibura.

A ocupação populacional começou a ganhar força nas décadas de 1930 e 1940. O bairro ganhou mais visibilidade nesta mesma época, quando aeronaves oficiais 🛩 utilizavam partes descampadas como campos de pouso.

Chamado de Campo do Ibura, mudou de nome momentaneamente para Ibura Field, durante a Segunda Guerra Mundial 💣💥 Na ocasião, cerca de 4 mil soldados norte-americanos 🇺🇸 vieram ao Recife e o Ibura Field foi um importante ponto de desembarque de aeronaves que seguiriam para o combate na Europa.

Anos depois, essa área se consolidaria como o então Aeroporto dos Guararapes (atualmente Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre) que, apesar de oficialmente ser sediado na Imbiribeira, teve origem no Ibura.

Moradores antigos relatam que o bairro era repleto de área verde 🌳🌳que foi reduzindo com o crescimento da população. Como tantos outros bairros do Recife, o Ibura também foi construído por várias ocupações. Em sua parte mais alta ⛰ a maioria das moradias foi construída após a cheia de 1966, que trouxe consequências graves a boa parte do Recife.

Parte dessas construções foram também providenciadas pelo poder público, mas foram entregues sem saneamento, luz e acabamento nas casas 😕Daí, a população se juntou e formou a Associação de Moradores do UR2, uma das primeiras do Recife.

Atualmente, o Ibura tem como suas principais localidades as Unidades Residenciais (UR’s), Lagoa Encantada, Zumbi do Pacheco e Monte Verde. Sua população segue enfrentando uma série de problemas acentuados pelo descaso do poder público.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *