COMO COMEÇOU O SUCESSO DO BOMPREÇO NO RECIFE

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

O ano de 1935 foi o ponto de partida para o surgimento de uma das mais extensas, completas e diversificadas organizações comerciais e industriais do país.

Até então, os supermercados ainda não existiam no Brasil.

Foi aí que Pedro Paes Mendonça, após inaugurar sua primeira mercearia, viu os negócios crescerem e decidiu ampliar suas atividades comerciais, preparando a empresa para o grande passo decisivo.

Até que, duas décadas depois, seu Pedro e seu filho João Carlos decidem implantar, no Recife, o seu centro de operações.

Em 1966, o clima político e social do Brasil estava completamente renovado.

Foram realizados estudos e o planejamento para a inauguração da primeira loja do Bompreço, e foram empreendidos esforços que exigiu muita capacidade e competência da família Paes Mendonça e sua equipe, por ser na época o primeiro empreendimento do tipo implantado no Nordeste e que iria concorrer com os grandes centros comerciais do sul do país, como o Carrefour e o Pão de Açúcar.

Foi então que foram implantados os mais avançados métodos logísticos de canalização e distribuição de mercadorias e adotados os mais modernos sistemas de administração empresarial em todas as unidades do Grupo Bompreço, que foram inauguradas posteriormente.

Os dirigentes do Bompreço viajavam constantemente aos Estados Unidos e traziam ao Brasil um valioso capital de informações e conhecimento. Isso fez com que o Bompreço se expandisse para novos bairros e se tornasse um dos mais modernos supermercados do país.

Uma estrutura sólida foi desenvolvida, com base numa segura e atualizada política de comercialização.

A avenida Caxangá foi escolhida para abrigar o quartel-general de decisões no Recife, escritório implantado num ponto estratégico, mantendo também escritórios de compras nos mais importantes pontos de concentração da produção.

A empresa contava ainda com um moderno centro de computação de dados, tudo para garantir que uma organização nordestina, de sólido conceito em todo o país, marcasse sua atuante presença no setor de supermercados e revolucionasse o setor do varejo no Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *