Artista plástico parceiro da Condor dá dicas de como empreender no artesanato

Resultado de imagem para Marcelo Darghan

Ter o próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso é o sonho de muitos profissionais. Com a crise econômica, diversas atividades passaram a ser fonte principal de renda para muitos brasileiros. O artesanato foi uma delas. Segundo dados do Sebrae, o número de trabalhadores que viviam exclusivamente dessa atividade em 2017 era de 60%.

O artesão e parceiro da Condor, Marcelo Darghan, profissional com mais de 30 anos de carreira, dá algumas dicas de como montar um negócio promissor. Além doartesanato, Darghan é apresentador de TV, e ministra cursos e palestras sobre o tema.

Planejamento – Antes de iniciar qualquer projeto é importante pensar qual o objetivo a ser alcançado. Assim fica mais fácil traçar as estratégias. “Todo sonho começa no coração e é realizado na cabeça. Por isso, é mais do que necessário estabelecer regras e condições para fazer esse sonho acontecer”, comenta Marcelo Darghan.

Formalização – Para uma empresa ser reconhecida no mercado, é imprescindível a contratação de um CNPJ. Dados do Sebrae revelam que 60% dos artesãos trabalham formalmente. Emitir notas fiscais e abrir uma conta empresarial para a opção de pagamento por boletos ajudam a alavancar a imagem da empresa. “O empreendedor que adota esses métodos passa credibilidade para os clientes e para possíveis parceiros. Um contador poderá auxiliar no andamento dessas contratações”, indica Darghan.

Informação – Estar atualizado é o segredo do sucesso. No mundo do empreendedor não é diferente. Essa prática ajuda a conhecer os concorrentes, identificar possíveis oportunidades de negócios e mapear as melhores ferramentas para a execução do trabalho. “Procure saber quais as principais lojas do ramo e sobre os profissionais que atuam em sua região. Mas lembre-se: manter uma boa relação com fornecedores, clientes e colegas de profissão é fundamental para um empreendimento de sucesso”, lembra o artesão.

Confiança – Um empreendedor de sucesso deve é confiar no próprio trabalho. Para desenvolver essa confiança, é necessário preparo. Buscar cursos, palestras, e fazer pesquisas sobre as técnicas propostas é um ótimo começo. Usar o material correto, saber qual técnica utilizada é a mais assertiva e entender qual resultado será satisfatório e, principalmente, aceito pelo mercado, são passos fundamentais.

Segundo o Sebrae, 33% dos artesãos destacam a qualidade do produto como principal atrativo. “Antes de iniciar um trabalho, selecione os materiais que serão utilizados e analise seu custo-benefício. Às vezes, investir um pouco mais em determinadas ferramentas faz toda diferença no produto final” completa Darghan.

Organização financeira – Pequenos débitos durante o dia podem se tornar um grande prejuízo no final do mês. Portanto, cada gasto deve ser contado na ponta do lápis. “Um café com um cliente ou a compra de um material para uma nova técnica devem ser contabilizados”, indica o parceiro da Condor.

Acertos e erros – Por fim, um artesão de sucesso deve estar aberto para aceitar críticas e aprender com seus erros. “Se um trabalho recebeu críticas negativas não desanime. Faça deles um aprendizado. Da mesma forma, não fique envergonhado ao receber um elogio. Isso é a prova de que está indo pelo caminho certo”, completa Marcel Darghan.

Sobre a Condor

Pintura Artística, Pintura Imobiliária, Beleza, Limpeza e Higiene Bucal são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e a maior fabricante de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Site: http://www.condor.ind.br / SAC: 0800 47 6666


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *