SABE O QUE SIGNIFICA ABREUGRAFIA?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Hoje, 2 de janeiro, foi instituído como o Dia Nacional da Abreugrafia. Essa data, dia do nascimento de Manoel Dias de Abreu, foi criada em homenagem ao médico radiologista, nascido no ano de 1892 em São Paulo. Manoel Abreu foi o criador do exame (daí o termo abreugrafia). Ficou mundialmente conhecido. Formado em 1913, aos 21 anos, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mudou-se dois anos depois para Paris onde trabalhou nos hospitais Nouvel Hôpital de la Pitié, o laboratório central de Radiologia do Hôtel-Dieu e o Hospital Laennec.

Nas décadas de 30 e 40, o índice de mortalidade por tuberculose era alto. E os equipamentos existentes para combater a doença eram falhos. Pesquisas feitas pelas autoridades sanitárias propiciaram o aparecimento da abreugrafia. O primeiro aparelho foi construído pela Casa Lohner e instalado na cidade do Rio de Janeiro em 1937. Permitia a realização de um grande número de exames em um curto espaço de tempo.

O exame tinha por princípio a fotografia do écran ou tela fluorescente. A documentação era feita por meio de filme comum de 35 mm ou 70 mm. Abreu sempre recomendou o filme de 35 mm.

Modesto, Manoel Abreu colocou o nome do exame de Roentgenfotografia ao apresentar a nova técnica à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em julho de 1936. Três anos depois, no entanto, no I Congresso Nacional de Tuberculose, no Rio de Janeiro, o nome foi modificado, por unanimidade entre os participantes, para abreugrafia.

A técnica foi utilizada no rastreamento da tuberculose e doenças ocupacionais pulmonares, sendo difundida rapidamente pelo mundo graças ao baixo custo operacional e alta eficiência. Unidades móveis foram criadas. e utilizadas em todo mundo. Sua aprovação era tamanha que somente na Alemanha, até 1938, foram feitos mais de 500 mil exames. a. A importância de sua obra também levou à criação da Sociedade Brasileira de Abreugrafia em 1957 e à publicação da Revista Brasileira de Abreugrafia.


2 Comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *