Responsáveis por animais são obrigados a recolher fezes dos bichos no Recife

Determinação foi publicada no Diário Oficial do Recife desta terça-feira

Resultado de imagem para recolher fezes dos bichos no Recife

Fezes de animais, como cães, agora devem ser recolhidas obrigatoriamente nos espaços públicos do Recife.

Agora é lei. A limpeza e remoção das fezes de animais em praças, parques e logradouros do Recife deve ser feita pelos responsáveis pelos animais. A não obediência resulta em advertência verbal, notificação por escrito ou multa pecuniária no valor de R$ 150 no caso de desobediência.

A lei foi sancionada pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e publicada no Diário Oficial desta terça-feira. O dinheiro obtido com as multas deve ser aplicado no Hospital Veterinário Público do Recife. A lei 18.554 surgiu a partir de projeto apresentado pelo vereador Romero Albuquerque (PP).

“Essa lei vai servir para evitar a quantidade de sujeira que encontramos hoje nas ruas. É muito importante que todos cumpram com sua própria obrigação de limpar os dejetos dos seus animais”, disse o vereador.

Segundo Albuquerque, ficará sob a responsabilidade da prefeitura regulamentar os órgãos fiscalizadores. Entretanto, como a lei já está em vigor, cabe a qualquer autoridade realizar essa fiscalização.

Goretti Queiroz, defensora de animais, aprovou a lei. Ela defende que os governos também façam campanha para as pessoas evitarem o passeio com os cães em horários muito quentes, além de alertas sobre o abandono e conscientização sobre castração. “A conscientização deve existir. Faz parte do trabalho do poder público proporcionar isso”, disse.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *