Reeducandos preparam Recife Antigo para o Carnaval

Resultado de imagem para recife antigo carnaval

Janeiro ainda nem acabou, mas o Bairro do Recife já se apronta para o Carnaval. Os preparativos para festa de momo contam com a mão de obra de egressos do sistema prisional. Na Praça do Arsenal, um dos principais pólos da folia, quatro reeducandos trabalham, até esta sexta (01/02), na limpeza, varrição, pintura do gradil e auxiliam no serviço de solda e de serralharia.

Os apenados são beneficiados com um convênio que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) mantém com a empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Os trabalhadores cumprem pena em regime aberto e livramento condicional e são assistidos pelo Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, responsável por acompanhar e oferecer cursos de qualificação e trabalho aos egressos. Eles têm uma jornada de oito horas por dia, recebem um salário mínimo e ajuda para custear as passagens.

Atualmente, 23 instituições públicas e privadas são aliadas ao Patronato. “já são quase 900 ex-detentos que estão ganhando a oportunidade de mudar de vida e largar o crime. Convém lembrar ainda que essas parcerias contribuem para diminuir a reincidência criminal, uma das demandas do Pacto Pela Vida”, explicou o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Gilmar Barbosa da Silva, 36, está no regime aberto e trabalha como ajudante de serralheiro e soldador. Depois de passar por cursos de capacitação ofertados pelo Patronato, conseguiu trabalho. “Foi aberto um espaço para me qualificar e trabalhar e eu tive interesse em mudar de vida. Gosto de trabalhar em praças porque me identifico com serviços gerais e conheço muitos lugares”, ressaltou Gilmar.

Ampliação – Nesta terça (29), mais 55 reeducandos foram selecionados para trabalhar na varrição e limpeza urbana de Recife e São Lourenço da Mata. No comparativo de janeiro a dezembro de 2017 com 2018, o número de ex-detentos que estão trabalhando aumentou de 523 para 827, um avanço de 63%.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *