Recife abre 4,4 mil vagas de cursos gratuitos

Inscrições devem ser feitas pelo site qualifica.recife.pe.gov.br, até as 23h59 da quarta

Resultado de imagem para qualifica recife

Os recifenses desempregados que estão em busca de uma qualificação ou querem se profissionalizar e abrir o próprio negócio terão desta segunda-feira até às 23h59 desta quarta-feira para se inscrever em uma das quase 4,5 mil vagas do programa Qualifica Recife. Serão oferecidas oportunidades em 44 cursos, nas áreas de Administração; Artes; Construção Civil; Higiene, Beleza e Saúde; Idiomas; Produção de Alimentos; e Vestuário.

As inscrições são gratuitas, assim como os cursos, e devem ser feitas pelo site qualifica.recife.pe.gov.br. As qualificações serão oferecidas em cargas de 200 horas e 400 horas, em turnos diversos e dias alternados e, ao final, os alunos ganham uma certificação e, ou são inscritos nas agências do trabalho do estado, ou são orientados pela Sala do Empreendedor, outro projeto da Prefeitura do Recife.

Cristiane Guedes, a secretária-executiva de Emprego, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, afirma que o objetivo é acompanhar todos os formados no mercado de trabalho ou na carreira empreendedora. “Todos os cursos terão certificados e esse encaminhamento, ou vamos cadastrar e indicar vagas de trabalho ou vamos fomentar pequenos negócios que possam surgir”, reforça. Segundo a gestora, o resultado da seleção será divulgado no dia 1 de fevereiro e as matrículas acontecem entre os dias 4 e 6. As aulas terão início no dia 11 do mesmo mês e acontecerão nas 16 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.

Para se candidatar, basta ser residente na cidade do Recife por no mínimo três anos, atender aos critérios de idade e escolaridade mínimas definidas para cada curso, não estar matriculado nas escolas profissionalizantes da PCR e não ter abandonado o curso sem justificativa nos dois últimos semestres. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o site qualifica.recife.pe.gov.br, preencher seus dados corretamente e imprimir o comprovante de inscrição.

Os candidatos serão selecionados por ordem cronológica, a partir da primeira inscrição, até o preenchimento das vagas do curso optado pelos candidatos. A listagem dos selecionados será divulgada no site, por ordem de classificação. Os aprovados deverão comparecer à escola indicada para realizar sua matrícula, de 4 a 6 de fevereiro, portando original e cópia de RG ou CNH, CPF, foto 3×4 e comprovantes de residência e escolaridade. Os cursos têm duração de dois a seis meses. “Os mais concorridos são os de idiomas”, ressalta Cristiane Guedes.

Na área de línguas, estão disponíveis Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Alemão, Mandarim e Libras. Entre as outras opções de cursos oferecidas estão Auxiliar administrativo; Bombeiro Hidráulico; Mecânico de Bicicleta; Marcenaria; Doces e Salgados; Confeitaria; Garçom; Informática; Cabeleireiro; Corte e Costura; Cuidador de Idosos; Recepcionista em serviços de saúde; Massagens terapêuticas; e Técnicas de vendas.


Um Comentário:

  1. Luciana Bezerra Da silva

    Curso de cabelereiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *