PALADAR: Merkato, um novo templo gastronômico na Espanha

André Porto

Com uma entrada super discreta, sem grandes atrativos, o recém inaugurado Merkato, que fica no bairro de Eixample, em Valência, traz em sua fachada exclusivamente superfícies escuras em seu design. No interior, que fica dentro de um antigo hangar de aeronaves, podemos defini-lo como um grande mercado gastronômico. O local composto por um restaurante, padaria, vinhoteca e delicatessen, todos os quais servem iguarias espanholas. O visitante que chegar por lá irá se deparar com um longo corredor repleto de produtos, chegando ao principal salão de jantar, que se destina a evocar a atmosfera de um pátio ao ar livre.

Grandes caixas de madeira contendo árvores frondosas e verdes ficam entre as mesas de madeira preta, enquanto uma claraboia perfura o topo do telhado para banhar a sala em luz natural. Uma longa parede divisória composta de telhas de terracota cor de carvão fazem uma composição interessante ao longo da parte de trás da sala, tornando discreta a área da cozinha. Algumas telhas foram deixadas de lado, permitindo que os clientes vislumbrassem os chefs preparando pratos.

Do outro lado do espaço está um trio de volumes quadrados feitos de folhas de malha de metal preto, projetadas para que possam ser instaladas sem a necessidade de fazer qualquer alteração extensiva na estrutura do prédio. Um dos volumes acomoda uma escada que leva ao mezanino do restaurante, enquanto outro contém bacias onde os clientes podem lavar as mãos. O terceiro é equipado com estantes usadas para armazenar garrafas de vinho.

Cheio de inspiração, o belo projeto foi obra do estúdio de Francesc Rifé, que fica em Barcelona. “Esforços têm sido feitos para manter a natureza industrial do espaço, sem cair em temas ou tradições – nós usamos a simplicidade como princípio”, explicou o estúdio.

“Nosso estúdio criou um conceito de mercado renovado baseado na honestidade, tanto em materiais quanto em produtos.” Por trás desses volumes fica a área de padaria, que o estúdio queria ter um “clima mais quente”.

Para conseguir isso, a decoração segue uma linha mais “terra” com um tapete cor de aveia, luminárias pendentes gigantescas e cadeiras estofadas em tecido verde-escuro.

Merkato tem uma série de outras características interessantes para foodies, incluindo uma peixaria e uma sala escura, onde os clientes podem saborear “clandestinamente” refeições sendo testadas para o menu, que fica atrás de uma estante escondida. Ou seja, uma baita experiência gastronômica que já vale a ida até Valência.

Revista Mensch


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *