Garanhuns, point da cerveja artesanal

A cidade conta com vários bares que oferecem a bebida e tem até uma cervejaria local. Texas Chopperia oferece petiscos como pontos fortes da casa para harmonizar com as geladas. Espaço investe também em música ao vivo. Fotos: Tom Cabral

O circuito dos amantes das cervejas artesanais de Pernambuco está crescendo pelo interior do Estado, em especial em Garanhuns. Há pouco mais de um ano chegavam ao mercado as primeiras garrafas da marca local GrunhsBier. Além do nascimento de uma cervejaria na própria cidade, surgiram na “Suíça Pernambucana” bares e restaurantes com uma oferta especial da bebida para atender o crescente público das artesanais.

Pioneira na produção de cervejas puro malte em Garanhuns, a GrunhsBier já produz quatro rótulos (Weiss, Lager, APA e Coffee Stout). A empresa nasceu dos primeiros experimentos do químico e mestre cervejeiro Leandro Oliveira, que é também o gestor de qualidade da marca. O hobby inicial de produzir uma brassagem (processo de fabricação da cerveja) para agradar um público mais doméstico, iniciado em 2015, se transformou em negócio e começou a ser comercializado no início do ano passado.


O cervejeiro Leandro Oliveira, o diretor financeiro Joselito Pereira e o gestor comercial Melqui Tavares comemoram a boa fase da GrunhsBier.

“Até 2017 Garanhuns não tinha público consumidor e pouquíssimos conhecedores de cervejas artesanais. Daí ofereci o primeiro curso para ensinar a fazer a bebida aqui em Garanhuns. Depois vieram alguns eventos para degustação e tivemos a primeira edição do Garanhuns Beer Festival, com 200 pessoas. Na segunda já foram mais de 300”, comemora Leandro Oliveira, que internamente é apelidado pelos colegas de alquimista. A produção artesanal teve espaço também nos grandes eventos do município, como no Festival de Inverno de Garanhuns e no Magia do Natal.

A marca está consolidada na cidade, onde é distribuída em 20 pontos de vendas e três locais com chopes. “Garanhuns é uma cidade muito propícia para cerveja. O clima é apropriado para a produção e a água daqui é maravilhosa, faz toda diferença no sabor”, afirma Melqui Tavares, gestor comercial e de eventos da GruhnsBier.

As garrafas da cerveja garanhuense já chegam em várias cidades de Pernambuco e em alguns pontos da Bahia. Já são 2,4 mil litros produzidos por mês num espaço criado também artesanalmente por Leandro dentro da fábrica da Jatobá Refrigerantes. No Recife, a cerveja está presente em algumas casas especializadas, como no Capitão Taberna e no Apolo Beer Café.

“Começamos com a Weiss e com uma APA. Posteriormente produzimos uma Stout com adição de um café arábico mineiro e nosso último lançamento foi a larger, para que as pessoas comecem a experimentar mais as cervejas artesanais, para abrir o paladar do público”, conta Melqui. Hoje a sensação dos empresários é que a estrutura atual já está pequena e a expectativa é de dobrar a produção em 2019.

LOCAIS PARA DEGUSTAR

Um dos locais imperdíveis no roteiro das cervejas artesanais em Garanhuns é o Dom Pedro Empório. O espaço charmoso, traz uma decoração com várias referências – bem humoradas – ao primeiro imperador brasileiro. Xará do monarca, Pedro Imperiano dirige a casa ao lado da mulher Yanne Moraes.

Pedro e Yanne comandam o Dom Pedro Empório. O gastrô bar aposta principalmente nos rótulos pernambucanos.

O empório nasceu em 2016, com a proposta de levar produtos gourmets para Garanhuns. A primeira casa funcionava mais como um mercado. O segundo espaço se transformou num “gastrô bar”. Um local para experimentar os diversos rótulos que a casa oferece junto com um cardápio saborosíssimo de petiscos que são verdadeiras refeições. O prato mais pedido da casa é a Costelinha do Imperador, tão irresistível quanto a sobremesa das Freiras Portuguesas (feita com camadas de biscoito crocante das freiras e sorvete artesanal de leite Ninho, calda de chocolate e outros ingredientes). No menu há também pot-pourri dos petiscos do Dom Pedro para quem quiser fazer a degustação.

A casa privilegia as bebidas pernambucanas e desde a fundação “defende a causa da cerveja artesanal”. Além da GruhnsBier, oferece as principais marcas do Estado, como a Ekaut, Capunga, Debron, Duvália, Quatro Cantos. Garrafas de outros Estados, como a alagoana Hop Boss e a paulista Baden Baden, também são encontradas no Dom Pedro. “Está nos nossos planos lançar também um rótulo da casa no próximo ano. É um produto que pode se tornar como uma lembrança de Garanhuns”, planeja Pedro.

Localizada no primeiro andar da Galeria Rui Barbosa, o espaço é acolhedor e com uma proposta de atendimento mais afetivo. “Queremos conhecer o que o cliente quer. Que eles tenham seu lugar marcado, que façam seus encontros e festas aqui. Essa afetividade é um dos diferenciais no atendimento”, conta Yanne.

Dois espaços inaugurados em 2018 e que também dão destaques para as cervejas artesanais são a Texas Chopperia e o Hox Steakhouse. As duas casas estão entre os pontos da cidade em que o chope vendido é da GruhnsBier.

Frequentado por um público jovem, a Texas Choperia apresenta um ambiente compacto (climatizado, mas com uma área externa para fumantes), em estilo country, uma decoração rústica com uso de madeira e tem como carro-chefe a cozinha. O frango embriagado (coxinhas de frango empanadas, preparadas na cerveja, acompanhadas com molho barbecue), a batata recheada com charque e a costela texana são algumas das dicas do cardápio que harmonizam bem com as bebidas artesanais.

A casa promove a Sexta Country, com música ao vivo com cantores da região. Há também a Segunda Sem Lei, que tem promoções e uma programação musical ao vivo. “Não queremos abrir as portas apenas para vender petiscos ou chope, mas ser um lugar para receber eventos”, propõe Cesar Suruagy, sócio do espaço. A casa costuma promover encontros para os clientes consumirem algumas brassagens artesanais. Uma vez por mês um cervejeiro da cidade é convidado para preparar o chope que será vendido no dia.

A Hox, que já era conhecida na cidade pelos hambúrgueres, expandiu a operação saindo de uma hamburgueria para uma steakhouse. A nova casa foi inaugurada em novembro e tem como destaque também a oferta dos chopes da GruhnsBier e cervejas artesanais de outras marcas pernambucanas. Abre para almoço e jantar todos os dias, menos na terça-feira.

“Além dos hambúrgueres que têm muitos sabores (peixe, camarão, porco, charque, picanha, entre outros), está chamando atenção dos clientes o Darth Vader, que é um rocambole de carne recheado com queijo provolone, e nossa Pork Target, uma linguiça de porco acompanhada de molho de mostarda”, apresenta o sócio da casa, Hermano Tadeu.

Com esse roteiro, os amantes das cervejas artesanais têm mais motivos para turistar pela “Suíça Pernambucana”, além do friozinho e os eventos balados da cidade.

Serviço: Dom Pedro Empório. Av. Rui Barbosa, 488, Loja 101, 1o Andar, Galeria Rui Barbosa. Telefone: (87) 3763-2898, Texas Chopperia. Av. Frei Caneca, 120, Heliópolis. Telefone: (87) 99824-8081, Hox Steakhouse. Av. Euclides Dourado, 390, Heliópolis. Telefone: (87) 3763-4458.

*Por Rafael Dantas é repórter da Algomais . O jornalista assina a coluna Gente & Negócios no site da Algomais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *