Compesa amplia oferta de água para Ponta de Pedras, em Goiana

Resultado de imagem para praia ponta de pedras pernambuco

O distrito de Ponta de Pedras, no município de Goiana, dono de um dos balneários mais procurados no Litoral Norte de Pernambuco, acaba de ganhar um importante investimento para melhoria do abastecimento de água para o verão de 2019.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) dobrou a oferta de água para Ponta de Pedras para garantir o atendimento satisfatório e contínuo, inclusive, no período de alta temporada, quando a população da localidade aumenta de 13 mil para cerca de 20 mil pessoas, entre turistas e veranistas – e, consequentemente, cresce de forma significativa o consumo.

O incremento no fornecimento de água para o distrito foi um pedido do governador Paulo Câmara, e já está sendo realizado com a operação do novo poço tubular profundo que foi construído pela Compesa para reforçar a produção do sistema que atende Ponta de Pedras.

Para a perfuração, instalação eletromecânica e energização do novo poço, foi feito um investimento de R$ 1,4 milhão, recursos do Ministério das Cidades/Caixa Econômica Federal. O poço está localizado na Rua do Cemitério, em Ponta de Pedras, e começou a operar e fase de testes no mês de novembro deste ano.

“O incremento na oferta de água para o distrito de Ponta de Pedras é muito importante não só para o turismo local, mas para toda população do lugar, porque vai garantir o conforto das pessoas que querem aproveitar o verão na região, sem precisar se incomodar mais com faltas de água pontuais em função do alto consumo”, explica o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Marcelo Guimarães.

Além da perfuração do novo poço, a Compesa está trabalhando para automatizar o novo poço e o reservatório que compõem o sistema de abastecimento de água de Ponta de Pedras.

Por meio da automação, será possível supervisionar e controlar a operação das unidades de forma remota pelos Centro de Controle Operacional, tornando o sistema mais moderno, eficiente e confiável, contribuindo de sensivelmente para a melhoria da operação e atendimento da população.

Para implantar a automação (equipamentos inteligentes) nessas duas unidades, a Compesa investe mais R$ 156 mil, recursos financiados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *