Sebrae promove seminário sobre cooperativas financeiras em Recife

Evento visa informar o papel dessas instituições para o desenvolvimento local e mostrar como o atendimento aos pequenos negócios vem se destacando por elas

O Sebrae em Pernambuco oferece no Recife na próxima terça-feira (11), uma série de palestras sobre cooperativas de crédito e como os pequenos negócios podem se beneficiar delas. O evento – que tem o apoio do Sicredi, do Sicoob, do Sistema OCB e do Sistema Pernambucocred – será realizado na FIEPE, das 16h às 20h, e é totalmente gratuito.

Segundo o Sebrae, apenas 20% dos micro e pequenos negócios conseguem acesso a crédito por meio de bancos privados e, dentre eles, 82% está insatisfeito com o atendimento desses estabelecimentos. João Albuquerque, analista da instituição e responsável pela realização do evento, considera que esse número da participação das pequenas empresas no sistema de crédito ainda é muito tímido, mas que o cenário pode melhorar.

“A cooperativa de crédito é um modelo diferente dos bancos, funciona com os empreendedores podendo tornar-se sócios. O Sebrae está apostando que, a partir dessas ações que estamos realizando, as cooperativas podem receber maior destaque e clientela, garantindo o aumento da satisfação dos pequenos empreendedores”, explica Albuquerque. Para ele, outra vantagem das cooperativas de crédito são as taxas de juros, que são sempre mais baixas. O fator seria benéfico também para microempreendedores individuais (MEI), que podem encontrar menor burocracia nas cooperativas que nos bancos.

O evento faz parte de um ciclo de seminários do Sebrae em Pernambuco por todo o estado. No dia 16 de outubro foi realizado no Cabo de Santo Agostinho, na Mata Sul; 19 em Limoeiro, na Mata Norte; no dia 20 de novembro, em Garanhuns. No Sertão a programação começou a partir do dia 27 de novembro, quando o seminário foi levado para Serra Talhada; e depois, no dia 30, aconteceu em Afogados da Ingazeira; no último dia 04 foi realizado em Petrolina. Depois de passar por Recife, no próximo dia 11, o evento ainda será levado para Caruaru, no dia 12 de dezembro.

TEMAS DAS PALESTRAS:

Cooperativas financeiras no atendimento aos pequenos negócios:

Cooperativas financeiras representam novas possibilidades de soluções em serviços financeiros, de acesso ao crédito e de financiamento para realização de projetos. Nas cooperativas, os pequenos negócios são mais que clientes, são associados com direito a participar da gestão e dos resultados do empreendimento. Nessa palestra serão apresentadas as condições para adesão de novos associados, preferencialmente pessoas jurídicas classificadas como microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP), bem como os produtos e serviços criados para atender as necessidades desse público.

O papel das cooperativas financeiras no desenvolvimento local:

Por serem projetos nascidos no âmbito do próprio território, há uma forte ligação com a região. Por isso, são as cooperativas que podem priorizar o atendimento em territórios desassistidos por agentes financeiros tradicionais; podem disponibilizar produtos e serviços financeiros adequados às necessidades dos pequenos empreendimentos locais; pode possibilitar a retenção da poupança na comunidade, evitando a evasão de recursos para outros centros financeiros.

Atendimento sobre produtos e serviços para pequenos negócios:

Após as apresentações dos temas acima, as equipes de negócios ficarão à disposição dos participantes para apresentação sobre produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas participantes do evento.

SERVIÇO

Seminário do Sebrae sobre Cooperativas Financeiras

Quando: terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Horário: 16h às 20h

Onde: FIEPE | Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro

Outras informações: 0800 570 0800


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *