Recife ganha plano de turismo criativo

Capital é a primeira do Nordeste a contar com diretrizes para quem quiser empreender no setor

Plano foi lançado durante seminário que aconteceu no Recife Antigo / Foto: Mauricio Ferry/Divulgação/Seturel

Plano foi lançado durante seminário que aconteceu no Recife Antigo
Foto: Mauricio Ferry/Divulgação/Seturel

A cidade do Recife é a primeira do Nordeste, e a terceira do País, ao lado de Porto Alegre e Brasília, a contar com um Plano de Turismo Criativo. O documento foi lançado dia (8), no encerramento do Seminário Internacional de Turismo Criativo, realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Sebrae, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo. O evento reuniu estudantes, pesquisadores, empreendedores e técnicos para trocas de experiências.

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Paula Vilaça, explicou que as diretrizes do plano serão aplicadas a partir do próximo ano, e tem, entre outros objetivos, aproximar comunidades tradicionais dos visitantes que buscam descobrir novos encantos. “Recife tem lugares especiais como a Ilha de Deus, Bomba do Hemetério e Brasília Teimosa, que não fazem parte do roteiro habitual dos turistas.

Ao mesmo tempo, nessas comunidades, moram pessoas criativas e talentosas que estão empreendendo neste setor. O resultado é que os turistas, e os próprios recifenses, estão descobrindo esses lugares”. A secretária afirmou ainda que o turismo criativo aproxima essas duas realidades, fazendo com que elas interajam.

Segundo a prefeitura, o Plano de Turismo Criativo do Recife vai orientar tantos as comunidades como os empreendedores, a oferecer um turismo diferenciado. O documento orienta sobre formação e qualificação; infraestrutura; formação de produtos e serviços criativos; comunicação; governança e desenvolvimento territorial. “Não se trata apenas de divulgar os locais que devem ser visitados, é necessário fazer todo um trabalho de preparação, tanto das comunidades, como dos turistas para que não haja nenhum conflito”, afirmou Ana Paula Vilaça.

TURISMO

A gerente geral de inovação turística da secretaria de turismo do Recife, Karina Zapata, falou no lançamento do plano que um dos méritos do documento é o de ser uma criação coletiva. “O plano não traz apenas o que a prefeitura quer, ou o que o Sebrae quer, ou o que os agentes querem. Chegamos o mais próximo possível do que todos querem”, afirmou Zapata.

A executiva falou ainda que o turismo nas comunidades não transforma os moradores em “atrações” e, sim, promovem uma inserção na realidade de ambos os lados, tanto dos visitantes como dos moradores. “O resultado prático é a melhoria de vida nas comunidades como um todo. Tanto na auto-estima como na renda familiar”, falou entusiasmada. O Plano de Turismo Criativo do Recife estará disponível ao público para download a partir desta segunda-feira (10) no site: www.visit.recife.br.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *