Plano Diretor: Zeis serão ampliadas no Recife

Vinte e uma das 61 Zonas Especiais de Interesse Sociais (Zeis) terão suas áreas expandidas. Uma nova Zeis beneficiará a comunidade do Pilar

A ampliação das Zeis foi votada na Conferência Municipal de revisão do Plano Diretor
A ampliação das Zeis foi votada na Conferência Municipal de revisão do Plano Diretor
Foto: Arthur Mota

As Zonas Especiais de Interesse Sociais (Zeis) do Recife serão ampliadas. A ideia é que, a partir da promulgação do novo Plano Diretor, 21 das 61 Zeis já existentes na Cidade tenham suas áreas expandidas, e uma nova Zeis será criada em uma área que compreende a comunidade do Pilar, localizada no bairro do Recife. A ideia das Zeis é importante para o desenvolvimento sócio-econômico dos setores mais pobres da sociedade, mas especialista questiona a eficácia do programa.

“As Zeis são reconhecidas como áreas de interesse social que recebem investimentos federais. Um dos aspectos mais importante é a proibição do remembramento de lotes, impedindo assim, que o mercado imobiliário venha a se apropriar dessas áreas”, afirmou o urbanista Milton Botler.

“Quando a Prefeitura começa a fazer melhorias na infraestrutura do local, a área se valoriza, e as Zeis são protegidas de qualquer interesse de empresas do setor imobiliário”, concluiu.

As Zeis, também chamadas de Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) são áreas demarcadas no território de uma cidade, para assentamentos habitacionais de população de baixa renda. Essas áreas devem estar previstas no Plano Diretor e demarcadas na Lei de Zoneamento.

Um dos delegados presentes, Moisés Severino, 55, representante da comunidade do Coque, acredita que sérias mudanças para as comunidades do Recife vão ser conquistadas a partir do novo Plano Diretor do Recife. “É uma conquista a ampliação das Zeis, algo que lutamos e necessitamos.

Se não, muita gente acaba expulsa de suas próprias casas e nem sabe porque. Mas não adianta nada se a Prefeitura não fazer o trabalho dela também. A gestão tem que criar políticas públicas eficazes para trazer água potável, saneamento básico para as populações mais simples.”

A ampliação das Zeis foi votada na Conferência Municipal de revisão do Plano Diretor que aconteceu nestas segunda-feira (3) e terça-feira (4). Delegados e delegadas, que representavam diversos setores da sociedade e organizações sociais, estiveram na Conferência, onde foram votados todos os pontos que vão estar presentes no Plano Diretor que vai ser enviado à Câmara dos Vereadores para votação e futura promulgação do prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Durante a conferência, 103 propostas foram revisadas e votadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *