CONHEÇA A HISTÓRIA DO ALTO JOSÉ DO PINHO

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto

Com mais de 12 mil habitantes, o Alto José do Pinho só virou bairro em 1988. Antes disso, assim como o Morro da Conceição e o Alto José Bonifácio, fazia parte do bairro de Casa Amarela 🤔

A ocupação dos morros da região ⛰ começou no início do século 20. Os altos pertenciam a grandes proprietários de terra 💲💲 que, por sua vez, cobravam aluguel de terrenos no morro para as pessoas que não tinham condições de morar em outras partes da cidade.

Muitos moradores também vieram de outras localidades, em busca de trabalho no Recife 👷‍♀👷‍♂ e, na busca por um lugar para morar, acabavam indo aos morros.

E sabia que, logo quando começou a ser ocupado, o alto José do Pinho era chamado de alto da Munguba? 😮 Pois é, e a comunidade era formada por muitos trabalhadores da antiga Fábrica da Macaxeira 🏭 na década de 1940.

Não é algo oficial, mas o nome do bairro teria vindo de um cobrador de aluguel, chamado José, que andava com seu violão, muito chamado na época de ‘pinho’, por conta da madeira usada na fabricação 🌲 José, teria virado o ‘José do pinho’ e, como era muito conhecido na região, teria inspirado a nomenclatura do bairro.

Bairro este que sempre foi muito rico em cultura popular, servindo de sede para vários maracatus, reisados, caboclinhos e blocos de carnaval 🎊🎉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *