Após passar por reforma, Bicas de Olinda são inauguradas

O projeto das bicas foi um presente da arquiteta e urbanista Vânia Avelar

Bica do Rosário antes de passar pela requalificação. Imagem: Arquivo/DP

Bica do Rosário antes de passar pela requalificação. Imagem: Arquivo/DP

As bicas de São Pedro, Rosário e Quatro Cantos, no Sítio Histórico de Olinda, serão entregues restauradas nesta terça-feira (11) às 9h.

A cerimônia acontecerá na Bica dos Quatro Cantos, mostrando todo trabalho realizado nesses monumentos centenários que ajudam a contar a história do Brasil. A reforma geral incluiu as áreas frontais e piso; iluminação; e a instalação de filtros para tratamento da água.

Às 10h ocorrerá o lançamento do livro Conservação e Restauração das Bicas Públicas de Olinda, da autora Vânia Avelar de Albuquerque. No escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Rua do Amparo, 59. As obras de requalificação das três bicas custaram cerca de R$ 186 mil, dinheiro proveniente do PAC das Cidades Históricas.

O projeto das bicas foi um presente da arquiteta e urbanista Vânia Avelar. A Bica de São Pedro foi construída no século XVI, é a que possui maior vazão de água. Segundo uma lenda popular, suas águas surgiam de uma vertente que ficava por baixo do altar-mor da Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Conhecida inicialmente como Fontainha, suas águas ainda servem a população olindense.

Citada no foral de Olinda em 1537, a Bica do Rosário é, talvez, a única remanescente do Val de Fontes, um riacho existente no século XVI. Manancial fecundo, com seu belo frontispício adornado por paredes com jarros de pedra, a Bica ostenta em sua base o secular brasão da cidade. Importante peça colonial, apresenta uma escadaria toda lajeada em pedras.

De acordo com registro histórico, a Bica dos Quatro Cantos foi construída em 1602. Chamada também de Fonte da Tabatinga, chegou a ser destruída e, posteriormente, recuperada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *