Trabalho voluntário: Prefeitura do Recife lança app do Transforma Recife

Primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, o site já atingiu a marca de 1,2 milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade e já possui mais de 100 mil voluntários e mais de 500 instituições cadastradas

Lançamento ocorreu durante programação do Festival Vox, promovido pelo Porto Social em parceria com a Prefeitura do Recife - Foto: Andréa Rego Barros

Lançamento ocorreu durante programação do Festival Vox, promovido pelo Porto Social em parceria com a Prefeitura do Recife – Foto: Andréa Rego Barros

A Prefeitura do Recife lançou, na tarde desta segunda-feira (26), o aplicativo para dispositivos móveis do Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, criada em 2014.

“Uma parceria da sociedade com a Prefeitura que faz a gente poder ter aqui no Recife o dobro do que é a média de voluntários que existem no Brasil. Isso é uma construção da cidade, um modelo que tem sido copiado por outras cidades brasileiras, e a gente sabe que quem vem ganhando com isso é quem recebe o trabalho voluntário. Já tínhamos esta plataforma de internet que é o Transforma Recife, e agora o aplicativo que vai facilitar a quem quer fazer o trabalho e quem precisa ser ajudado”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Na ativa há quatro anos, o site já atingiu a marca de 1,2 milhão de horas de trabalhos voluntários prestados na cidade e já possui mais de 100 mil vonluntários e mais de 500 instituições cadastradas. A ideia de transformar a plataforma em aplicativo veio da necessidade de ampliar o alcance da iniciativa, conectando cada vez mais pessoas e instituições, através da ferramenta para dispositivos móveis.

“Hoje nós vemos que a tecnologia precisa ir além. Temos um site, mas precisávamos de uma outra plataforma para que a gente pudesse facilitar esse acesso, de voluntários e ONG’s, tornando isso mais prático. Acreditamos que a demanda de vagas abertas vai poder crescer, assim como as vagas preenchidas. Entendemos que o aplicativo só vai facilitar todo esse canal. É muito simples obter o aplicativo que já está disponível na Play Store ou Apple Store. A estimativa é que alcancemos em mais um ano cerca de 200 mil pessoas cadastradas no Transforma Recife”, explicou Marcella Balthar, coordenadora do Transforma Recife.

O app vai permitir que as ONGs estreitem as relações com o voluntariado, enviando mensagens diretas individualmente para seus colaboradores, que também terão mais facilidade para cadastrar novas vagas disponíveis, pelo próprio celular, sem a necessidade do computador.

“Com toda certeza vamos poder aumentar o número de voluntários e colaboradores com nosso projeto. A plataforma já mudou muito o nosso trabalho e crescemos bastante porque encontramos de forma mais fácil pessoas interessadas em ajudar. Agora com o aplicativo as pessoas vão ter o acesso e informações em mãos, com o celular, tudo mais simples e mais rápido. Esperamos que mais gente possa somar forçar para ajudar e consigamos continuar transformando a vida das pessoas”, comentou Elias Marques de Araújo, presidente do Pereirinha Futebol Clube, uma das ONG’s cadastradas na plataforma Transforma Recife.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *