Recife recebe especialistas internacionais para discutir iluminação pública

Profissionais da França e da Alemanha e de vários estados brasileiros na busca de soluções

Para quem entende que a iluminação pública é um elemento essencial no desenvolvimento das cidades, uma boa notícia. O Recife sedia encontro internacional, reunindo especialistas que contribuíram de forma direta para o crescimento econômico e social de suas regiões, a partir de intervenções na iluminação pública.

O II Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife será realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2018, no Espaço A Ponte (Cais do Apolo, 594, Bairro do Recife), na capital pernambucana.  Esta edição terá como tema “Iluminação pública e inovação: o desafio para as cidades avançarem”.

Entre nomes internacionais já confirmados, o prefeito de La Montagne, Pierre Hay, e os especialistas Dany Joly (Nantes/França), Thomaz Klug (Paris/França), Christophe Canadell  (Bordeaux/França) e Bernhard Dessecker (Alemanha/Munique). Estes profissionais atuaram em projetos que transformaram suas cidades em referência na área de iluminação pública, com ações de requalificação de espaços, promovendo cidadania, incrementando o lazer a economia.

Nesta edição, o evento o Seminário estará conectado a um dos mais importantes festivais de empreendedorismo, criatividade, conhecimento e inovação de Pernambuco, o Rec’n’Play. Projeto do Porto Digital, a iniciativa transformará o Recife em um grande laboratório de experiências digitais criativas, de 7 a 10 de novembro.

Parceiros – Iniciativa da Unidade de Eficiência Energética (UNEE), conta com apoios institucionais da Prefeitura do Recife e dos Consulados da França e da Alemanha e Porto Digital. Entre os parceiros, iniciativas como o Oxe! Minha Cidade é Massa, que incentiva a valorização de espaços públicos no Recife.

A programação está disponível no site www.iluminacaorecife.com.br.

Sucesso – A primeira edição do Seminário Internacional de Iluminação Pública do Recife recebeu mais de 200 participantes, durante os dias 19 e 20 de setembro de 2016. Foram quase 20 horas de um intenso debate, visitas técnicas e troca de conhecimento com renomados profissionais brasileiros e da França, entre eles Laurent Fachard, Dany Joly e Thomas Klug. Eles compartilharam suas experiências em cidades consideradas referências mundiais de iluminação pública de excelência e eficiência energética, como Lyon e Nantes.

O Seminário deixou como legado a consolidação das relações internacionais para fortalecimento da iluminação pública para o desenvolvimento sustentável regional, com a publicação da Carta da França, com princípios a serem observados para o Recife se torne referência em iluminação pública.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *