CASA AMARELA: O ANTIGO ARRAIAL

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O antigo nome da povoação que deu origem ao bairro de quase 30 mil habitantes é Arraial. O batismo vem de 1630, quando o general Matias de Albuquerque levantou o forte do Arraial do Bom Jesus para impedir o avanço holandês 🇳🇱

Ao redor da fortificação 🏛 surgiu um povoado e para lá foram moradores de Olinda e Recife, que haviam fugido de suas casas com medo dos invasores. Esse arraial esteve localizado onde atualmente está o Sítio da Trindade e é considerado o núcleo mais antigo de Casa Amarela 

O local foi ponto de resistência até que, em 1635, a fortaleza se rendeu devido à falta de alimentos e material bélico para combater os holandeses. Com o fim dos embates na região, muitas pessoas voltaram ao Arraial e reconstruíram suas moradias 🏘 dando origem a povoação do Arraial Velho, no final do século XVIII.

Passaram séculos até que a localidade recebeu o nome de Casa Amarela. Segundo a tradição, uma casa que existia perto do terminal da estrada de ferro 🛤 era sempre pintada de ocre e servia como ponto de referência na região. A residência pertencia ao português 🇵🇹 Joaquim Dos Santos Oliveira, era quadrada, e ficava a cerca de 300 metros do antigo Arraial do Bom Jesus.

Casa Amarela seguiu se expandindo, ocupando os morros a partir do início do século XX. Na época, partes do morro  eram alugadas pelos grandes proprietários da região.

Sabia que Casa Amarela já foi muito maior que é atualmente? Mas a partir de 1988, com a criação de novos bairros, o Morro da Conceição, o Alto José Bonifácio e o Alto José do Pinho viraram bairros autônomos.

E pra finalizar, temos que falar do Mercado de Casa Amarela 🏤 que, na verdade, foi construído com material que sobrou do Mercado da Caxangá, fechado em 1928 😮 A estrutura metálica foi levada para Casa Amarela e o mercado inaugurado em 9 de novembro de 1930, na gestão do prefeito Francisco da Costa Maia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *