TI da IV Perimetral: inaugurado com atraso e poucas linhas

Dos 40 mil usuários estimados para serem atendidos pelo terminal, apenas 3,5 mil estão inseridos inicialmente


Equipamento deveria estar pronto na Copa de 2014
Guga Matos/JC Imagem

Previsto para ser inaugurado em fevereiro de 2014, o Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU, mais conhecido como TI da IV Perimetral), entra em funcionamento hoje, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. A operação começa com apenas quatro das nove linhas de BRT planejadas, devendo atender 3,5 mil dos 40 mil passageiros diários estimados para quando o funcionamento for pleno, o que não tem data específica.

Todas as quatro linhas disponíveis no terminal já circulam pela Avenida Caxangá, fazendo a integração temporal (com o bilhete eletrônico, que continua sendo opção), portanto não há mudança operacional, apenas física. “No terminal há toda uma estrutura, iluminação, vigilância, banheiros e as pessoas não precisarão mais atravessar a avenida, chegam direto no TI”, observa o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, André Melibeu.

As linhas 2431 – Cidade Universitária e 2433-Brasilit, que fazem integração temporal na Estação BR-101, em frente ao TI, agora são alimentadoras do terminal. Elas mantêm o mesmo código e o nome do bairro, mas receberão o complemento TI CDU. Já os BRTs das linhas 2441- EBRT BR-101 (Conde da Boa Vista) e 2443 – EBRT BR-101/TI Joana Bezerra passam a se chamar 2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista) e 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra. São 20 veículos, sendo quatro convencionais e 16 BRTs, realizando 250 viagens por dia.

“A linha 2425 – Barbalho (Detran)/EBRT BR-101 continua fazendo a integração temporal na Estação BR-101, mas passará para dentro do terminal quando acabarem as obras de pavimentação da Rua Emiliano Braga, pois antes disso o percurso ficaria bem maior”, informa Melibeu. “Já as outras linhas ainda vamos discutir com as comunidades, é melhor começarmos aos poucos, com menos gente, para fazermos os ajustes. Mas não temos datas”.

O consórcio informa que, nas primeiras semanas de operação, uma equipe de divulgadores estará no terminal tirando dúvidas dos usuários, das 06h às 18h. Além disso, 25 mil panfletos serão distribuídos e cartazes afixados nas linhas do TI, que é o 26º do Sistema Estrutural Integrado (SEI), por meio do qual os usuários se deslocam pagando apenas uma passagem em cada sentido.

O TI da IV Perimetral faz parte das obras do Corredor de BRT Leste-Oeste, que ainda tem pendentes o elevado e estação elevada Bom Pastor, um giro de quadra na Avenida Caxangá, a ampliação do TI Camaragibe e quatro estações da Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, conforme informações da Secretaria das Cidades.

RETOQUES E PENDÊNCIAS

Ontem, muita gente trabalhava dentro e fora do terminal fazendo os últimos retoques. Em ruas do entorno, várias faixas penduradas nos edifícios mandam recados ao prefeito Geraldo Julio e pedem pavimentação e drenagem, dizendo que os moradores vivem na lama.

Questionada pelo JC, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, em parceria com o Estado, realizou a pavimentação de trechos das Ruas Professor Antônio Coelho e Emiliano Braga, no entorno do TI, “em placa de concreto e asfalto para a melhoria da base das vias”, já que os ônibus são pesados. Mas afirma que ainda elabora projeto para buscar recursos e concluir a Rua Emiliano Braga e a Rua Zezito Costa Rêgo.

JC Online


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *