Tecon 2 e pátio de veículos de Suape serão licitados

Antaq lançou aviso de audiência pública dos dois projetos. Sugestões podem ser encaminhadas até 14 de setembro


Juntos, Tecon 1 e 2 terão capacidade para movimentar 1,7 milhão de TEUs
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Cinco meses depois de anunciar a inclusão do segundo terminal de contêineres e do pátio de veículos de Suape no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o governo Federal lança aviso de audiência pública dos dois projetos. Essa etapa antecede a elaboração do edital de licitação para definir que empresas vão arrendar os empreendimentos. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os interessados em apresentar sugestões sobre os projetos devem encaminhar suas contribuições até o dia 14 de setembro. Depois será marcada a data de uma audiência pública presencial.

A implantação do Tecon 2 em Suape vem sendo discutida desde 2011 e esbarrou na perda da autonomia estadual para realizar licitações, imposta pela nova Lei dos Portos em 2013. A inclusão do projeto no PPI animou a diretoria do Complexo Industrial Portuário de Suape, que defende a necessidade de preparar a infraestrutura do porto antes do crescimento da demanda para evitar gargalos no futuro da operação. Hoje o Tecon Suape tem capacidade para movimentar 700 mil TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés), enquanto o novo terminal poderá movimentar um milhão de TEUs. A expectativa da diretoria de Suape é que seja possível chegar a esse volume até 2030. No ano passado, o Tecon movimentou 460.769 TEUs, alcançando um recorde histórico do porto. O empreendimento será instalado em uma área com 900 metros de cais (com dois berços para atracação) e com uma retroárea de 250 mil m², com possibilidade de expansão.

Já o Terminal de Veículos, que atualmente é operado publicamente pelo porto, terá um novo arrendatário que vai ampliar a oferta de serviços às montadoras é garantir maior produtividade ao processo. Em 2017, a movimentação de veículos também chegou a maior marca já registrada em Suape, com 80.080 automóveis (crescimento de 46% sobre 2016). O investimento privado previsto no pátio de veículos é de R$ 7,5 milhões.

SUGESTÕES

As contribuições para a elaboração do edital podem ser encaminhadas à Antaq até o dia 14 de setembro pelo formulário eletrônico disponível no link http://portal.antaq.gov.br.

Para as contribuições dirigidas ao Tecon 2, os interessados podem enviar e-mail para anexo_audiencia102018@antaq.gov.br.

Já as sugestões para o arrendamento do Terminal de Veículos podem ser enviadas para o e-mail anexo_audiencia92018@antaq.gov.br.

JC Economia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *