Suape sedia encontro nacional de portos

Evento acontece deste quarta (15) até a sexta-feira (17), na sede administrativa do complexo

Suape é o quinto maior porto público do País em movimentação de cargas

Desta quarta-feira (15) até a próxima sexta (17), o Porto de Suape sedia o 27º Encontro dos Portos Organizados sobre o Sistema de Desempenho Portuário (SDP). Realizado anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nesta edição o evento terá a participação dos portos públicos e, pela primeira vez, de terminais de contêineres. A abertura acontece às 9h, na sede administrativa do complexo.

Às 14h será apresentado o Anuário Estatístico Aquaviário da Antaq, com informações sobre o setor no Brasil. No ano passado, a atividade movimentou 1 bilhão de toneladas, registrando crescimento de 8,3% sobre 2016. Pelo levantamento, os portos privados são responsáveis por 66,4% da movimentação, contra 33,6% dos públicos.

No ranking dos portos públicos, Santos (SP) aparece em primeiro lugar, seguido por Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Suape (PE).

DESEMPENHO

Em 2017, Suape bateu recorde de movimentação ao longo de seus quase 40 anos de história, atingindo 23,8 milhões de toneladas. O avanço foi de 4,7% sobre o ano anterior, com os granéis líquidos (combustíveis e óleos) representando 74% da movimentação. Até maio deste ano (dado mais recente disponível este ano), a movimentação foi de 9,2 milhões de toneladas, superando em 4,5% o desempenho em igual período do ano passado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *