Prefeitura do Recife institui comitê para preservação de jardins históricos de Burle Marx

Comitê irá definir usos e garantir a preservação desse patrimônio ambiental e arquitetônico da cidade

Comitê Burle Marx passa a atuar na linha da educação patrimonial e fará o acompanhamento e elaboração dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos
Foto: Inaldio Lins/pcr

Os 15 jardins históricos do Recife, cujos projetos são assinados por Burle Marx, agora vão dispor de um Comitê Gestor formado por representantes da prefeitura e da sociedade civil para definir usos e garantir a preservação desse patrimônio ambiental e arquitetônico da cidade.

A formalização do comitê foi anunciada pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, na manhã desta segunda-feira (6), no edifício-sede do governo municipal. O ato também marcou a abertura da semana comemorativa dedicada ao renomado paisagista, que conta com uma série de atividades até o dia 15 de agosto.

Agora, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário do paisagista, o Comitê Burle Marx passa a atuar na linha da educação patrimonial e fará o acompanhamento e elaboração dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos.

“O Recife tem, entre suas unidades protegidas, os jardins históricos de Burle Marx, e o comitê agora será responsável por estar à frente da realização do plano de gestão de todas as 15 praças tombadas.

Esse trabalho é fundamental para restabelecer as conexões entre os espaços verdes da cidade e deles com a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento da cidade e Turismo.

Programação

Em sua 10ª edição, a Semana Burle Marx segue até o dia 15 de agosto com várias atividades culturais; minicursos; exposições; oficinas; debates e palestras. Nesta quarta (8) e quinta-feira (9), das 09h às 12h, acontecerá o minicurso de conservação dos Jardins de Burle Marx voltado para jardineiros das Praças de Burle Marx, Adotantes, técnicos da Emlurb e pesquisadores. No dia 8, também ocorrerá uma formação com professores da rede que desenvolvem pesquisa e prática docente sobre o paisagista, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.

No fim de semana, o público poderá participar de um passeio especial do Olha! Recife, da Secretaria de Turismo do Recife, que vai percorrer o Circuito Burle Marx no sábado (11). No mesmo dia, acontecerá, às 10h, no Jardim Botânico do Recife a esquete teatral: O amor de Burle Marx pela vegetação. De autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira, a semana foi instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *