Porto de Suape eleva movimentações no primeiro semestre deste ano

Porto de Suape fechou o primeiro semestre com crescimento de 5% em relação ao primeiro semestre do ano passado


Porto de Suape
Foto: Divulgação

O primeiro semestre deste ano apresentou um saldo positivo para a movimentação de cargas no Porto de Suape. De janeiro a junho, o terminal movimentou 11.362.250 toneladas, o que representou um crescimento de 5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. O balanço foi divulgado no dia em que o porto sediou o 27º Encontro dos Portos Organizados, evento feito anualmente pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O encontro tratou do sistema de desempenho dos portos nacionais, incluindo os públicos e os privados. De acordo com o superintendente de Performance, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Antaq, Samuel Cavalcanti, a reunião anual serve para apresentar estatísticas importantes do setor. “Autoridades portuárias se reúnem para estudar a movimentação dos portos, tirar dúvidas e esclarecimentos em relação aos dados portuários nacionais. Essas informações são importantes para melhorar o desempenho nos terminais”, explicou Cavalcanti.

Durante o evento, foram apresentados os dados atualizados do Estatístico Aquaviário da Antaq. No primeiro semestre deste ano, os portos brasileiros movimentaram 528.101.307 toneladas, um crescimento de 0,66% em relação ao mesmo período de 2017. “No que pese a crise atual, o setor aquaviário apresenta uma movimentação em aumento, principalmente devido aos investimentos de segmentos privados”, disse Cavalcanti.

Nos seis primeiros meses do ano, a movimentação de contêineres foi de 53 milhões de toneladas, aumento de 7,20% comparado ao mesmo período do ano passado. Dentro das crescentes, a movimentação de granéis líquidos foi de 112.616.719 no primeiro semestre deste ano, crescimento de 0,09% em relação ao primeiro semestre de 2017. “Mesmo com o cenário econômico no negativo e greve dos caminhoneiros, os portos cresceram. Os granéis é um exemplo de crescimento”, destacou o gerente de Estatística da Antaq, Fernando Serra.

No Porto de Suape, o destaque no primeiro semestre deste ano foram novamente as cargas de granéis líquidos e gases, que movimentou 8.705.601 toneladas. O crescimento representou 11% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando movimentou 7.858.108 toneladas. Em navegação por cabotagem, o terminal terminou o primeiro semestre de 2018 com 7.700.651 toneladas movimentadas, um aumento de 10% comparado ao mesmo semestre do ano passado.

Sendo o maior porto que movimenta contêineres no Norte e Nordeste, Suape apresentou 214.497 TEUs movimentados no período. O mês de junho foi o que apresentou o melhor desempenho na movimentação de cargas do ano até o momento, com peso bruto total de carga em 2.091.535 toneladas, um aumento de 7% em relação ao mesmo mês de 2017.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *