Fim de semana com intensa programação cultural gratuita em parques e museus do Recife

Flavio Lamenha

Nestes sábado e domingo, o Recife será todo programações gratuitas para assegurar o lazer de toda a família. Em diferentes bairros da cidade, a Prefeitura do Recife oferece um roteiro que contempla desde apresentações circenses e musicais até passeios pelas histórias e atrativos da cidade, além de exposições de arte. A programação é oferecida pela Prefeitura do Recife.

No sábado (7), das 15h às 18h, o Museu Murillo La Grecca, equipamento cultural da gerido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, abre suas portas para o público embarcar na exposição ítalo-brasileira Percursos Introspectivos da Alma, com curadoria da artista plástica Eugenia Harten.

A mostra é a quinta iniciativa de um projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e Itália, que já promoveu, desde 2015, exposições no Recife, em Milão, em Búzios e em Caravaggio. O museu ainda estará com mais três exposições, são elas: Fachadas, de França Bonzaion, Orquestra Fantasia, de Isabela Stampanoni, e Um artista de Outro Tempo, acervo permanente do museu, que conta a história do pintor e patrono do equipamento, Murillo La Grecca.

No Parque Dona Lindu, o sábado e o domingo serão intensos. Além do parque infantil, do recém-inaugurado ParCão e dos demais espaços públicos de lazer e convívio, projetados pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer, a Galeria Janete Costa oferece um motivo a mais para o público visitar o parque. No sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h, estará aberta a visitação à exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial que, ora forjando o mar, ora a floresta, parecem vida.

No domingo, às 17h, o riso está garantido na área externa do mesmo Parque Dona Lindu. O Circo Vox volta à cidade para apresentar o espetáculo Se Chove, Não Molha. Aberta ao público e gratuita, a encenação conta com o apoio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O espetáculo conta a história de uma atrapalhada família de palhaços, um pai e seus dois filhos, às voltas para realizar o sonho de apresentar um grande show.

Também no domingo, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer convida os recifenses para uma caminhada pelas esculturas em ferro do Recife Antigo. O passeio, oferecido pelo projeto Olha!Recife a Pé, contemplará o busto do Almirante Tamandaré, a estátua do Barão do Rio Branco, as alegorias da Ponte Maurício de Nassau e as deusas greco-romanas da Praça da República. A saída será às 9h na Praça do Arsenal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.olharecife.com.br.

Para encerrar a programação do final de semana em grande estilo, o projeto Música nas Igrejas, também da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, apresentará o espetáculo Afluências nas seculares instalações da Igreja Madre de Deus, a partir das 17h. Com repertório que evoca do maracatu ao tango, o espetáculo gratuito mistura o violino e o violoncelo de Paula Bujes e Pedro Huff.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *