Os erros e acertos na hora de controlar as finanças pessoais

No Brasil, população enfrenta dificuldade para controlar os gastos

Um estudo recente realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) identificou os hábitos dos brasileiros relacionados ao controle de gastos. De acordo com o estudo, quase metade (45%) da população afirma não fazer um controle efetivo do próprio orçamento.

Para Roberto Ferreira, professor de Economia do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), esse comportamento é comum em muitos países onde a educação financeira não é priorizada, situação que ocorre no Brasil. “As pessoas passam por toda a educação básica sem estudar o assunto. O resultado disso é um país em que as pessoas se tornam adultas sem ter a menor noção de conhecimento financeiro, algo que se perpetua ao longo da vida”, afirma o economista.

Até mesmo aqueles que conseguem controlar os gastos sentem dificuldade em realizar a tarefa, segundo a pesquisa. “No Brasil, existe uma cultura de não controlar os gastos depois que as contas do mês foram pagas”, diz Roberto Ferreira. “Por conta disso, as pessoas não criam reservas financeiras, e costumam se endividar mais pois não estão preparadas para gastos de emergência.”

Outra consequência da falta de educação financeira é atrelar o salário aos créditos do cartão e do cheque especial. “O brasileiro tem tendência a gastar muito mais do que ganha. Ele não gosta de ter limites quando o assunto é dinheiro. No longo prazo, isso pode ser muito prejudicial”, avalia o professor.

Para o economista, quem deseja ter um maior controle do orçamento precisa, em primeiro lugar, criar o hábito de registrar os gastos diários para identificar como o dinheiro está sendo gasto e identificar aqueles que podem ser revistos. “Com um planejamento financeiro adequado, é possível controlar melhor o próprio dinheiro e diminuir as chances de endividamento”, afirma.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *