Debron: a maior cervejaria artesanal do Nordeste fica em Prazeres

DeBron Bier | Foto: Divulgação
A Companhia das Índias Ocidentais invadiu o Nordeste e estabeleceu base entre 1630 e 1654. Na comitiva holandesa do conde Maurício de Nassau, estava o mestre-cervejeiro Dirck Dicx, responsável por criar, o que a história conta como a primeira cervejaria das Américas, a La Fontaine. No mesmo bairro em que os holandeses perderam as duas batalhas contra os luso-brasileiros, em 2015, foi implantada a maior cervejaria artesanal do Nordeste, a DeBron Bier.

A fábrica, situada na Estrada da Batalha, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, pode gerar até 100 mil litros de cerveja por mês, distribuídas nos seis estados de atuação. A expectativa é terminar 2018 com, pelo menos, mais 15 unidades federativas no Brasil.

Thomé Calmon e Eduardo Farias fazem parte da sociedade | Foto: André Soares/PorAqui

Processo Inverso

Fundada pelos sócios Eduardo Farias, Raimundo Dantas e Thomé Calmon, a empresa viveu o processo inverso dos cervejeiros artesanais. “Já trabalhávamos no setor alimentício e de bebidas. Thomé trouxe em 2014, durante um jantar, a ideia de viajar e conhecer o processo de produção para investir”, explica Eduardo. “Começamos vendo isso como uma oportunidade de negócios”, complementa Thomé.

Os sócios viajaram pelo Brasil, Estados Unidos e Europa, para entender conceitos e assimilar referências. Na fábrica, desde a fachada ao balcão de vendas, tudo foi estudado.

Tropicalizar

Adaptar e criar os sabores, sem perder as qualidades das escolas cervejeiras e seguir a lei de pureza alemã também foi um dos desafios. Selecionaram um dos grandes nomes da cervejaria nacional, Mathias Reinold para esta etapa.

“Procuramos trazer receitas mais leves para ajustar ao paladar dos brasileiros”, explica Eduardo. Ilceu Dimer, um dos raros especialistas brasileiros em todas as fases dos processos de produção, também foi consultor do projeto.

Atualmente, a marca possui nove premiações. Entre elas, o Concurso Brasileiro de Cerveja, destacado como um dos três mais importantes do mundo. Na ocasião, receberam três títulos com a Imperial Stout, Golden Ale e a Witbier. A DeBron também possui título internacionais. Foi a única representante nordestina a arrematar o Australian Internacional Beer Awards com cinco rótulos.

PorAqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *