Fórum Logística & Inovação vai discutir plano para Pernambuco

Diretor do MIT e CEO do Canal do Panamá vão participar do evento no Recife

Reunião do Comitê de Logística da Amcham discutiu sobre evento que acontecerá em março
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Porto de Suape e o Porto Digital – dois ativos estratégicos para Pernambuco – estão juntos numa iniciativa para criar desenvolvimento econômico de longo prazo. No dia 12 de março, o Cone – Condomínio de Negócios realiza o fórum Logística & Inovação: uma estratégia para Pernambuco.

O evento vai acontecer das 9h às 13h, no Teatro RioMar, discutindo como conectar o tradicional setor de logística às novas tecnologias. A proposta é evidenciar a vocação natural de Pernambuco como entreposto logístico no Nordeste e desafiar as empresas de tecnologia a apresentar soluções para os problemas do setor.

No próximo mês será lançado o site do evento, onde que será possível fazer as inscrições. Os convidados serão dois dos principais nomes mundiais da logística: Yossi Sheffi e Jorge L. Quijano. Yossi é diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute Of Technology (MIT), uma das principais instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos.

Autor do livro “Clusters Logísticos”, o especialista vai apresentar como se formam esses aglomerados, o crescimento, os impactos econômicos e como Pernambuco pode adaptar o modelo para a realidade local.

CEO do Canal do Panamá, Quijano é referência na administração de grandes empreendimentos. Em 2016, a ampliação do Canal foi inaugurada, atingindo 77 quilômetros de extensão. Maior obra de construção do mundo nos últimos tempos, a ampliação do Canal mudou o desenho do comércio marítimo global e o Porto de Suape quer aproveitar essa oportunidade.

O projeto executivo do segundo terminal de contêineres do complexo portuário Tecon 2 está sendo desenhado para receber navios de grande porte, que passam no Canal do Panamá. A ideia é atrair grandes armadores e se tornar um porto concentrador de cargas para abastecer o Nordeste e o Brasil.

PLANO

Idealizador do fórum, o presidente do Cone – Condomínio de Negócios, Marcos Roberto Dubeux, lembra que há 60 anos o Padre Lebret elaborou um plano estratégico para o Estado, que é atual ainda hoje. “Que plano vamos estruturar no Estado que será atual daqui a mais 60 anos?”, provoca.

O presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho, sugere uma resposta, apontando os setores de logística, TI, energias renováveis e indústria extrativa mineral como setores fundamentais. Na última sexta-feira, empresários e representantes do governo se encontraram em reunião do Comitê de Logística da Amcham para conhecer o evento e discutir a Carta dos Portos, documento que vai reunir sugestões e diretrizes para destravar gargalos e firmar parcerias nos setores específicos.

JC Economia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *